SMS lança telemedicina e disponibiliza 20 especialidades médicas; veja quais são

Serviço é disponibilizado nas 45 unidades

Por Redação Portal A8SE e SMS 27/03/2025 15h31
SMS lança telemedicina e disponibiliza 20 especialidades médicas; veja quais são
Fotos: Ascom/SMS

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) anunciou telemedicina como um novo atendimento médico em Aracaju. Com 20 especialidades médicas disponíveis e mil consultas mensais, o serviço permite que pacientes sejam atendidos gratuitamente e sem precisar se deslocar para centros especializados distantes.

Para ter acesso ao serviço, basta procurar uma Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima, obter o encaminhamento do clínico geral e registrar a solicitação na recepção. O agendamento é realizado pela empresa responsável, que entra em contato diretamente com o paciente para definir a melhor data e horário.

Segundo a gerente técnica da telemedicina na Atenção Primária, Vanessa Duarte, as consultas acontecem em salas equipadas dentro da USF, onde o paciente tem um ambiente adequado para conversar com o médico por vídeo. “A consulta funciona exatamente como uma presencial. O médico tem acesso ao áudio e ao vídeo do paciente, além dos exames que ele levar no dia, que serão escaneados e disponibilizados no sistema”, explicou.

Telemedicina

O serviço de telemedicina é disponibilizado nas 45 unidades e está em processo de ampliar os atendimentos no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (CEMAR). Além disso, a assistência é ofertada nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Vida, Primavera e Liberdade.

A população terá acesso a consultas com especialistas de diversas áreas da medicina, incluindo: Médico Psiquiatra adulto, Endocrinologista, Reumatologista, Neurologista Pediátrico, Neurologista, Urologista, Gastroenterologista, Nefrologista Adulto, Nefrologista Pediátrica, Angiologista, Cardiologista, Pneumologista, Mastologista, Geriatra, Hematologista, Hepatologista, Ginecologista, Pediatra, Hebiatra e Psicólogo.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp