SMS afirma que vacina contra a febre amarela está disponível em todos os postos de Aracaju
Basta ir em qualquer uma das 45 Unidades Básicas de Saúde da cidade para atualizar o calendário vacinal

Segundo a Secretária Municipal de Saúde (SMS), a vacina contra a febre amarela está disponível em todas as 45 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital aracajuana, para pessoas de 9 meses a 59 anos de idade.
Desde agosto de 2022, a vacina contra a febre amarela faz parte do calendário de rotina para crianças de 9 meses a menores de 5 anos. No entanto, em 2023 a faixa etária foi ampliada até os 59 anos com algumas diferenças, como conta a coordenadora de imunização da SMS, Larissa Ribeiro. “Houve a ampliação da faixa etária recomendada pelo Ministério da Saúde, mas é importante lembrar que a vacina é dose única para a população de 5 a 59 anos. Para crianças de 9 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, são administradas duas doses: a 1ª aos 9 meses de idade e o reforço aos 4 anos” explicou.
A febre amarela é uma doença viral transmitida por mosquitos infectados das espécies Aedes, Haemagogus e Sabethes e a vacina é a forma mais eficaz de proteção. Segundo o Ministério da Saúde, não há registro confirmado de febre amarela urbana no país e todos os casos, desde 1942, são silvestres, quando a doença foi transmitida por vetores que existem em ambientes de mata.
Mesmo assim é de extrema importância manter o calendário vacinal atualizado, como conta Larissa. “Não estamos em área de risco, mas precisamos lembrar que a doença é transmitida por vetores como o Aedes aegypti, que pode ser encontrado em espaços urbanos e por isso é preciso enfatizar que a prevenção com a vacina é fundamental”, explicou a coordenadora.
Vacina
Para se vacinar é preciso apresentar documento de identificação com foto e cartão de vacina em qualquer uma das 45 UBSs de Aracaju. O horário de funcionamento é das 8h às 16h30, sendo algumas unidades com horário estendido, das 8h às 18h30. São elas: Antônio Alves, Geraldo Magela, Ministro Costa, Dona Sinhazinha, Ávila Nabuco, Hugo Gurgel, Joaldo Barbosa, Manoel de Souza, Fernando Sampaio, Edézio Vieira de Melo, Cândida Alves, Dona Jovem, José Machado eJosé Calumby.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

Direto de Brasília 12/05/25

OAB Sergipe está celebrando 90 anos de fundação em nosso estado

Hoje, 12 de maio, é o dia nacional de conscientização e enfrentamento da fibromialgia

TV Atalaia é homenageada com a medalha da ordem do mérito parlamentar pela relevância dos serviços
Mais acessadas
Prefeitura de Aracaju realiza campanha de adoção de cães e gatos com 70 animais
Mais de 3.500 Carteiras de Identificação da Pessoa com Fibromialgia foram emitidas em Sergipe
Investigado por arrombamentos e furtos em comércios no Centro de Aracaju é preso
Dino Fonseca estreia em Aracaju com turnê nostálgica nesta quinta-feira (15)
Museu da Gente Sergipana inicia 23ª Semana Nacional de Museus com programação gratuita
Mais notícias
-
2 horas Mais de 3.500 Carteiras de Identificação da Pessoa com Fibromialgia foram emitidas em Sergipe
-
17 horas, 47 minutos Vídeo: Jacaré é resgatado de piscina em condomínio na Zona de Expansão de Aracaju
-
20 horas, 24 minutos Justiça suspende concurso da PMSE após denúncia de irregularidade