Protesto

Sintese reivindica devolução de 14% das aposentadorias durante ato

Protesto foi marcado para o dia do aposentado

Por redação Portal A8SE 24/01/2023 16h51

Na manhã desta terça-feira (24), O Sindicato dos Trabalhadores do Estado de Sergipe (Sintese), promoveu um ato na praça General Valadão, solicitando a devolução do confisco de 14% das aposentadorias do magistério e por paridade com os salários do magistério da ativa.

O ato aconteceu em frente ao SergipePrevidência, e foi marcado para este dia 24 por ser comemorado o dia do aposentado. No entanto, segundo o Sindicato, a categoria não tem muito o que comemorar.

Os professores aposentados presentes no ato relatam sentir bastante o confisco. A professora aposentada Solange Correia afirma que as despesas são mais altas por causa dos gastos com remédios. “Muitos professores passaram dificuldades sem esse dinheiro”, contou.

O confisco de 14% aconteceu entre abril de 2020 e junho de 2022. Segundo o Sintese, tiveram parte de suas aposentadorias confiscadas, aqueles servidores do estado que recebem até o teto do INSS. Para professores e professoras aposentados o confisco de 14% significava em seus salários uma perda mensal de 600 a 800 reais.

Em junho de 2022, os deputados aprovaram a retirada do desconto de 14% sobre os vencimentos dos aposentados e pensionistas do estado.