Simão Dias se transforma em pólo de produção de milho

30/09/2015 18h59
Simão Dias se transforma em pólo de produção de milho
A8SE

Simão Dias vem ganhando destaque na produção de milho em Sergipe. Com uma área plantada de 29 mil hectares, a produção anual chega a 145 mil toneladas, segundo dados da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário (Emdagro). Mais de 90% dessa produção é exportada para Pernambuco, Bahia e Rio Grande do Norte.

De acordo com  pesquisador da Embrapa, Hélio Wilson de Carvalho, coordenador das pesquisas sobre milho no Nordeste, Simão Dias é exemplo quanto ao uso de tecnologia e desenvolvimento da cultura do milho no Estado. "O sucesso dos cultivos de milho em Sergipe está transformando o município de Simão Dias e adjacências num pólo de produção. A produtividade tem atingido até oito toneladas por hectare", contou.

Outro fator determinante para o desenvolvimento da região deve-se à grande demanda por grãos no Nordeste e no Brasil e os preços compensadores pagos a esses produtos nas safras recentes, o que tem estimulado a ampliação da área plantada, notadamente com a cultura do milho.

Os produtores rurais de Simão dias também estão se beneficiando com o zoneamento agrícola (Zoagro), que significa determinar quais regiões apresentam melhores condições climáticas para o desenvolvimento da cultura, os períodos mais favoráveis para o plantio com menor risco climático para a região, considerando os diferentes tipos de solos e as cultivares habilitadas.

Conforme dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado em julho deste ano, a produção do milho em Sergipe saiu de 197,5 mil toneladas em 2007 para 399,3 mil toneladas em 2008.Somente de área plantada em Sergipe, o número passou de 281,8 mil hectares para 478,1 em 2008, um aumento de 69,7%. A ampliação dessa área está dentro do parâmetro de controle do solo e preservação do meio ambiente da Emdagro, conforme rege legislação agrícola.

 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: