Shopping Jardins realiza campanha ‘Troque óleo de cozinha usado por sabão’

Ação acontece na próxima segunda-feira, 17 de maio, e celebra o Dia Internacional da Reciclagem

Por Assessoria Lotti Caldas 15/05/2021 13h16
Shopping Jardins realiza campanha ‘Troque óleo de cozinha usado por sabão’
Assessoria

Você sabia que um litro de óleo de cozinha descartado na pia polui cerca de 20 mil litros de água? Buscando sensibilizar a população sergipana quanto à adoção de práticas que contribuam com o equilíbrio ambiental, o Shopping Jardins promove na próxima segunda-feira, 17 de maio, a campanha “Troque óleo de cozinha usado por sabão”.

A ação acontece em frente à loja Camicado, próximo à Praça de Eventos Ipê, durante o horário de funcionamento do shopping e busca destacar a importância da reciclagem. Cada litro de óleo de cozinha usado (soja, milho, girassol, dendê, azeite) dará direito a uma barra de sabão, com o limite de duas barras por cliente.

O material arrecadado será destinado à Recigraxe – Coletora de Óleo Saturado, empresa que beneficia o resíduo e o encaminha à fabrição de produtos de limpeza e biodiesel.

Descarte Solidário

Desde 2013, o Shopping Jardins dispõe de coletores fixos, em suas áreas interna e externa, onde toda a população pode descartar resíduos adequadamente durante todo o ano. O projeto ‘Descarte Solidário’ conta com dois ecopontos e uma caixa coletora de jornais e revistas e todo o material coletado é destinado à Cooperativa dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care).

Nas praças de alimentação Jardins e Arcos, há também caixas coletoras do projeto ‘Lacre do Bem’, onde a população pode descartar lacres de latinhas de alumínio. A iniciativa transforma o material reciclável em recursos para a aquisição de cadeiras de rodas que são doadas a pessoas ou instituições carentes.

No ecoponto instalado no Estacionamento F (ao lado do hipermercado G.Barbosa), há caixas para o recolhimento de óleo de cozinha usado, metais, plásticos, papéis, pilhas e baterias. Na estação localizada ao lado da Portaria G2, é possível descartar jornais, revistas, pilhas, baterias e eletrônicos de pequeno porte. Já na área interna do mall, há uma caixa coletora de jornais e revistas ao lado da Livraria Escariz.

O material depositado nos ecopontos e caixa coletora, assim como todo resíduo produzido no centro de compras, incluindo lojas, restaurantes, praças de alimentação e mall, é encaminhado à Estação de Reciclagem do Shopping Jardins. A Care seleciona os materiais passíveis de reciclagem e destina adequadamente os demais componentes.

Pilhas e baterias são encaminhadas à EcoTi e o óleo de cozinha à Recigraxe, empresas locais devidamente licenciadas. Além de estimular a população a realizar a coleta seletiva e contribuir com o meio ambiente, a iniciativa beneficia mais de 60 famílias atendidas pela Care.

Em 2020, os ecopontos coletaram 175,20 toneladas de material reciclável. Isso significa dizer que 2,8 mil árvores foram preservadas; 12,4 mil m³ de água e 318 mil megawatts de energia foram economizados; e cerca de 350 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas para a atmosfera.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp