Sete municípios planejam ações de combate à desertificação do alto sertão de Sergipe

Nesta quinta-feira, 22, foi divulgada a elaboração do Plano Regional de Combate à Desertificação do Território do Alto Sertão de Sergipe. A iniciativa do projeto é do Manejo do Uso Sustentável da Terra no Semiárido do Nordeste Brasileiro, implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), sob a coordenação técnica do Ministério do Meio Ambiente, com recursos do Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF). A reunião online aconteceu no último dia 14 de julho com representantes do Ministério do Meio Ambiente, Incra, Ibama, Secretaria de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs).
A desertificação é o processo de destruição produtivo da terra através de atividades humanas agindo sobre ecossistemas frágeis, com baixa capacidade de regeneração. As cidades sergipanas que participam são: Canindé de São Francisco, Poço Redondo, Porto da Folha, Monte Alegre, Gararu, Nossa Senhora de Lourdes e Nossa Senhora da Glória.
“Foi um excelente início de atividade e mobilização para o primeiro Plano Regional de Combate à Desertificação”, diz o gerente de Projeto do Ministério do Meio Ambiente, Valdir Pereira Ramos Filho. Segundo ele, a proposta é viabilizar a cooperação intermunicipal para enfrentar os desafios do combate à desertificação e à degradação da terra, com a promoção de ações transformadoras em direção à sustentabilidade para as pessoas e meio ambiente. Tudo isso com a adoção de um modelo de governança pública, que valoriza os ativos ambientais e socioculturais, potencializa a solução de problemas comuns, favorece a construção de alianças estratégicas (setores públicos e privados) e qualifica resultados permitindo compartilhar e otimizar recursos.
O projeto Manejo do Uso Sustentável da Terra no Semiárido do Nordeste Brasileiro, que iniciou suas atividades em 2015, intensificado nos últimos dois anos, tem como principal objetivo combater processos de desertificação e degradação do solo em Sergipe por meio do fortalecimento da estrutura de governança e da implementação e difusão de boas práticas para o manejo sustentável. Atualmente, ele desenvolve um conjunto de iniciativas com a participação de instituições do estado. São parceiros o Ibama/Sergipe, Incra, Seagri e Sedurbs.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

Amanhã começa o campeonato sergipano de kart

Prefeitura de Nossa Senhora do Socorro divulga a programação do Forró Siri 2025

Emilia Corrêa recebe Márcio Macedo para que a prefeitura possa desenvolver programas sociais
