SES lança campanha sobre Profilaxia Pré e Pós Exposição sexual nesta terça, 14

Nesta terça-feira (14), das 19h às 21h30, o Programa IST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde (SES) lança uma campanha com o intuito de explicar detalhadamente tudo sobre as Profilaxias – são métodos com medicamentos utilizados como alternativa de proteção contra o HIV por pessoas que ou tiveram contato com o vírus ou são públicos prioritários. O lançamento ocorrerá na Feira de Sergipe, no Parque da Sementeira.
De acordo com as informações contidas no portal da SES, a Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é a utilização de medicamentos em pessoas depois de terem tido um possível contato com o vírus HIV. Geralmente, é procurada em situação de violência sexual; relação sexual desprotegida, ou quando há rompimento da camisinha, acidente com instrumentos perfurocortantes e em contato direto com material biológico.
Já a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), é o uso preventivo de medicamento antes da exposição ao vírus do HIV, reduzindo a probabilidade da pessoa se infectar com vírus. A PrEP, deve ser utilizada se você acha que pode ter alto risco para adquirir o HIV, por ter relações sexuais sem camisinha.
O gerente do Programa IST/ Aids, Almir Santana, ressaltou a importância de ver a camisinha como a prevenção fundamental na prática sexual, embora, também acha importante que a sociedade entenda o que é, e onde procurar a PrEP e PEP. “É importante destacar que os métodos não servem como substituta à camisinha. Vamos começar a massificar a campanha e orientar as pessoas sobre o conhecimento da PrEP E PEP”, disse o médico.
Ainda de acordo com Santana, a pessoa exposta a relação sexual sem camisinha, tem que seguir algumas orientações. “Para funcionar, a PEP deve ser iniciada logo após a exposição de risco, em no máximo 72 horas, por isso, a pessoa deve procurar imediatamente um serviço de saúde que realize atendimento de PEP, assim que julgar ter estado em uma situação de contato com o HIV. Há necessidade de ser tomada a medicação por 28 dias , e tem 90 % de eficácia”, acrescentou.
Onde buscar
O gerente do Programa IST/ Aids fez um levantamento de locais onde é possível encontrar a PEP no Estado. “Fiz um levantamento com relação à PEP Sexual, e cheguei à seguinte informação, os locais que disponibilizam São: em Estância, Hospital Regional Dr. Jessé de Andrade Fontes; Itabaiana- Hospital Dr. Pedro Garcia Moreno Filho; Lagarto – Hospital Universitário de Lagarto; Propriá- Hospital Regional São Vicente de Paula; Simão Dias- UPA 24h Pedro Valadares; Aracaju: Hospital de Pequeno Porte José Franco ( Augusto Franco) e Hospital Nestor Piva (Zona Norte – Maranhão ).
Como conta Almir, em Aracaju é possível buscar a PrEP no Hospital Universitário (HU). “Uma unidade de referência é o HU, a pessoa deve fazer o cadastro , após exames e avaliação o profissional de saúde vai dizer se ele tem condições ou não de receber a profilaxia”, explicou.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital da Criança vem registrando aumento do número de casos graves de síndromes gripais

Sergipe registra recorde histórico de empregos com carteira assinada em maio

Sebrae e a prefeitura realizam inauguração da sala do empreendedor Francisco Pimentel Franco

Direto de Brasília 01/07/25

MPSE ajuíza ação civil pública para resolver irregularidades em obras de avenidas da capital
Mais acessadas
F1 o Filme: Longa lidera bilheteria em seu primeiro final de semana de exibição
Instituto Banese realiza programação de férias no Museu da Gente Sergipana
Prêmio acumulado em R$ 52 milhões é sorteado na Mega-Sena
Biblioteca Epiphanio Dória lança programação de férias com atividades para crianças a partir de 6 anos
Novo livro de Martha Sales aborda o tempo e a ancestralidade
Mais notícias
-
6 horas, 37 minutos Instituto Banese realiza programação de férias no Museu da Gente Sergipana
-
8 horas, 4 minutos Biblioteca Epiphanio Dória lança programação de férias com atividades para crianças a partir de 6 anos
-
11 horas, 6 minutos Aposentados e pensionistas aniversariantes de julho devem fazer Prova de Vida até o dia 31 de julho