SES inicia estratégia de vacinação contra o HPV nos municípios sergipanos

Objetivo é mobilizar os jovens de 15 a 19 anos que ainda não receberam a vacina contra o vírus

Por Portal A8SE e SES 09/04/2025 06h26
SES inicia estratégia de vacinação contra o HPV nos municípios sergipanos
Foto: Ascom SES

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) anunciou que a estratégia de vacinação contra o Papilomavírus Humano (HPV) nos municípios sergipanos já começou. Agora, o esquema vacinal do imunizante passou a ser dose única para meninos e meninas entre 9 e 14 anos de idade.

Segundo a SES, o objetivo da campanha é mobilizar a população que ainda não recebeu a vacina contra o vírus, e que é essencial na proteção de diversos tipos de cânceres, entre eles, o de colo uterino, vulva, vagina, ânus, orofaringe e de pênis.

Em Sergipe, a estratégia vacinal deve atingir 26.535 jovens, o que representa 15% do público-alvo do imunizante. A vacina do HPV é gratuita e está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos municípios sergipanos.

Sinais e Sintomas

De acordo com o Ministério da Saúde, a infecção pelo HPV não apresenta sintomas na maioria das pessoas. Em alguns casos, o HPV pode ficar latente de meses a anos, sem manifestar sinais (visíveis a olho nu), ou apresentar manifestações subclínicas (não visíveis a olho nu).  A maioria das infecções tem resolução espontânea, pelo próprio organismo, em um período aproximado de até 24 meses.

Ainda segundo a pasta, as primeiras manifestações da infecção pelo HPV surgem entre, aproximadamente, 2 a 8 meses, mas pode demorar até 20 anos para aparecer algum sinal da infecção. As manifestações costumam ser mais comuns em gestantes e em pessoas com imunidade baixa. 

O diagnóstico do HPV pode ser realizado por meio de exames clínicos e laboratoriais, dependendo do tipo de lesão, se clínica ou subclínica.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp