SES emite alerta sobre risco de intoxicação por metanol em bebidas adulteradas

Secretaria de Saúde reforça vigilância nos municípios sergipanos após registros no país

Por Redação do Portal A8SE, com informações da SES e Agência Brasil 02/10/2025 12h28
SES emite alerta sobre risco de intoxicação por metanol em bebidas adulteradas

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), emitiu na quarta-feira (1º) um alerta epidemiológico aos municípios sergipanos sobre possíveis casos de intoxicação exógena por metanol.

A medida segue recomendação do Ministério da Saúde e busca ampliar a atenção da rede de saúde para detecção precoce e tratamento adequado.

Como surgiu a preocupação

O alerta nacional foi desencadeado após o estado de São Paulo confirmar seis casos de intoxicação por metanol em bebidas adulteradas, sendo três deles com óbito. Além disso, dez novas ocorrências estão em investigação.

O Ministério da Saúde classificou a situação como Evento de Saúde Pública (ESP), devido ao risco de disseminação em todo o território nacional.

Situação em Sergipe

De acordo com o diretor da DVS, Marco Aurélio, até o momento não há registros de casos suspeitos em Sergipe. Ele reforça, no entanto, a importância da vigilância em unidades de saúde e alerta profissionais para sinais como dor abdominal, alterações visuais, confusão mental, convulsões, náusea, gastrite e sintomas de embriaguez que podem aparecer até 12 horas após o consumo de bebida alcoólica.

“Estamos lançando um alerta para que os serviços de saúde estejam atentos. Caso haja algum caso suspeito, ele deve ser notificado imediatamente, e a vigilância deve ser intensificada em unidades de urgência e emergência”, destacou.

Casos no Brasil

Além de São Paulo, outros estados também monitoram possíveis intoxicações por metanol. O Ministério da Saúde orientou que todas as unidades da federação reforcem a investigação de ocorrências semelhantes, já que a comercialização de bebidas adulteradas pode ter circulação interestadual.

Como notificar

Casos suspeitos devem ser comunicados em até 24 horas ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Sergipe (Cievs/SE), pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp do Disque Notifica: (79) 99191-5838.

Também é necessário registrar a ocorrência no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), sob o agravo Intoxicação Exógena, e encaminhar os dados à Vigilância Epidemiológica municipal.

Orientação ao público

A SES reforça que pacientes com sintomas de intoxicação por metanol devem procurar imediatamente um serviço de emergência para diagnóstico e início do tratamento adequado.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp