SES emite alerta sobre risco de intoxicação por metanol em bebidas adulteradas
Secretaria de Saúde reforça vigilância nos municípios sergipanos após registros no país

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Vigilância em Saúde (DVS), emitiu na quarta-feira (1º) um alerta epidemiológico aos municípios sergipanos sobre possíveis casos de intoxicação exógena por metanol.
A medida segue recomendação do Ministério da Saúde e busca ampliar a atenção da rede de saúde para detecção precoce e tratamento adequado.
Como surgiu a preocupação
O alerta nacional foi desencadeado após o estado de São Paulo confirmar seis casos de intoxicação por metanol em bebidas adulteradas, sendo três deles com óbito. Além disso, dez novas ocorrências estão em investigação.
O Ministério da Saúde classificou a situação como Evento de Saúde Pública (ESP), devido ao risco de disseminação em todo o território nacional.
Situação em Sergipe
De acordo com o diretor da DVS, Marco Aurélio, até o momento não há registros de casos suspeitos em Sergipe. Ele reforça, no entanto, a importância da vigilância em unidades de saúde e alerta profissionais para sinais como dor abdominal, alterações visuais, confusão mental, convulsões, náusea, gastrite e sintomas de embriaguez que podem aparecer até 12 horas após o consumo de bebida alcoólica.
“Estamos lançando um alerta para que os serviços de saúde estejam atentos. Caso haja algum caso suspeito, ele deve ser notificado imediatamente, e a vigilância deve ser intensificada em unidades de urgência e emergência”, destacou.
Casos no Brasil
Além de São Paulo, outros estados também monitoram possíveis intoxicações por metanol. O Ministério da Saúde orientou que todas as unidades da federação reforcem a investigação de ocorrências semelhantes, já que a comercialização de bebidas adulteradas pode ter circulação interestadual.
Como notificar
Casos suspeitos devem ser comunicados em até 24 horas ao Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde de Sergipe (Cievs/SE), pelo e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp do Disque Notifica: (79) 99191-5838.
Também é necessário registrar a ocorrência no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), sob o agravo Intoxicação Exógena, e encaminhar os dados à Vigilância Epidemiológica municipal.
Orientação ao público
A SES reforça que pacientes com sintomas de intoxicação por metanol devem procurar imediatamente um serviço de emergência para diagnóstico e início do tratamento adequado.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Microempreendedores individuais sergipanos podem ser desenquadrados do Simples Nacional

Unit promove 49ª Convenção da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração

Inscrições abertas para o Sescanção 2025

Fiéis católicos se reuniram para celebrar a festa de Santa Terezinha do Menino Jesus

Confira os destaques policiais nesta quinta-feira (02)
Mais acessadas
Polícia Civil indicia homem que se masturbava em frente a uma residência em Lagarto
Operação da Polícia Federal investiga fraude em cadastro de engenheiros em Sergipe
Rua Humberto Porto Dória, no Luzia, passa a ser mão única a partir de terça-feira (7)
Luanzinho Moraes lança álbum gravado em Fortaleza
Mega-Sena sorteia prêmio estimado em R$ 3,5 milhões nesta terça (30)
Mais notícias
-
42 minutos Rua Humberto Porto Dória, no Luzia, passa a ser mão única a partir de terça-feira (7)
-
3 horas, 31 minutos Prefeitura e governo lançam programação do FASC 2025 e afirmam: este será o maior ano do festival
-
20 horas, 28 minutos Adema autua 34 imóveis por desmatamento ilegal em Sergipe