SES emite alerta para os riscos do câncer de pele durante o verão

Campanha ‘Dezembro Laranja’ reforça a importância da prevenção e do diagnóstico precoce

Por Portal A8SE com informações do Gov/SE 30/12/2025 15h42
SES emite alerta para os riscos do câncer de pele durante o verão
Foto: Felipe Goettenauer

A chegada do verão, estação mais quente do ano, reforça a atenção para os riscos da exposição excessiva ao sol e aos raios ultravioletas, principal fator de risco para o câncer de pele.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), o câncer de pele ocorre devido ao crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele e pode ser classificado em não melanoma, mais frequente e menos agressivo, e o melanoma, considerado o tipo mais grave, com maior risco de se espalhar para outros órgãos.

No país, a doença representa 30% dos tumores malignos registrados.

Cuidados preventivos

A prevenção do câncer de pele está diretamente ligada à proteção contra a radiação ultravioleta (UV), principal causa da doença. Durante o período de altas temperaturas, alguns cuidados são essenciais para manter a pele saudável e reduzir os riscos.“O uso de protetor solar deve ser diário, mesmo em dias nublados. É importante proteger os lábios e as orelhas e evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h, quando a radiação UVB é mais intensa”, orientou a médica.

A dermatologista também reforça o uso de chapéus, óculos de sol com proteção UV e roupas com tecido de proteção solar fator 50. “É preciso estar atento às crianças, pois a queimadura solar na infância aumenta o risco de câncer na vida adulta”, acrescentou Lana Luiza Cruz.

Sinais de alerta

A campanha nacional ‘Dezembro Laranja’ de conscientização sobre a doença, uma das mais incidentes no Brasil, lembra que prevenir é sempre o melhor caminho e que adotar medidas no dia a dia são fundamentais para proteger a saúde da pele. Portanto, a identificação precoce de alterações suspeitas, como feridas que não cicatrizam em até quatro semanas, lesões que crescem rapidamente ou sangram com facilidade devem ser avaliadas por um dermatologista.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp