Sergipe tem nove municípios em alerta por alto risco de infestação do mosquito Aedes Aegypti

Apenas uma cidade do estado deixou de realizar o levantamento

Por Portal A8SE, com informações GOV/SE 23/07/2025 10h48
Sergipe tem nove municípios em alerta por alto risco de infestação do mosquito Aedes Aegypti
Foto: Paulo Whitaker

O quarto Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), apontou que nove municípios sergipanos estão com alto risco de infestação pelo mosquito, transmissor da dengue, zika e chikungunya.

De acordo com o levantamento, as cidades com maior risco são: Nossa Senhora da Glória (6,6), Simão Dias (6,3), Cumbe (6,1), Itabaiana (5,5), Santa Luzia do Itanhy (4,8), Malhador (4,6), Riachão do Dantas (4,3), Barra dos Coqueiros (4,1) e Cedro de São João (4,0).

Além disso, o levantamento mostrou que 44 municípios estão em situação de médio risco (índice entre 1,0 e 3,9) e 21 apresentam baixo risco (índice inferior a 0,9). Apenas uma cidade deixou de realizar o estudo.

Combate ao mosquito

O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O vetor utiliza todo tipo de recipiente capaz de acumular água para depositar seus ovos. Por isso, é necessário que as pessoas reforcem as medidas preventivas para o combate eficaz contra o vetor, observando os vasos de plantas com acúmulo de água, reservatórios e pneus.

Outra forma de prevenção é a vacina contra a dengue, que tem como público-alvo crianças de 10 a 14 anos de idade. Ela é aplicada nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios de Aracaju, Laranjeiras, Divina Pastora, Riachuelo, Barra dos Coqueiros, Itaporanga d’Ajuda, São Cristóvão e Santa Rosa de Lima com base em critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS).

O imunizante é quadrivalente e protege contra os quatro principais sorotipos virais que estão circulando no país e tem como público-alvo crianças de 10 a 14 anos de idade.

Além disso, como medida complementar é disponibilizado o carro fumacê ao enfrentamento do mosquito Aedes aegypti, em sua fase adulta. Apesar da circulação do carro fumacê, a população deve continuar adotando ações preventivas contra o mosquito.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp