Sergipe tem nove municípios em alerta por alto risco de infestação do mosquito Aedes Aegypti
Apenas uma cidade do estado deixou de realizar o levantamento

O quarto Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) de 2025, divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), apontou que nove municípios sergipanos estão com alto risco de infestação pelo mosquito, transmissor da dengue, zika e chikungunya.
De acordo com o levantamento, as cidades com maior risco são: Nossa Senhora da Glória (6,6), Simão Dias (6,3), Cumbe (6,1), Itabaiana (5,5), Santa Luzia do Itanhy (4,8), Malhador (4,6), Riachão do Dantas (4,3), Barra dos Coqueiros (4,1) e Cedro de São João (4,0).
Além disso, o levantamento mostrou que 44 municípios estão em situação de médio risco (índice entre 1,0 e 3,9) e 21 apresentam baixo risco (índice inferior a 0,9). Apenas uma cidade deixou de realizar o estudo.
Combate ao mosquito
O Aedes aegypti é o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. O vetor utiliza todo tipo de recipiente capaz de acumular água para depositar seus ovos. Por isso, é necessário que as pessoas reforcem as medidas preventivas para o combate eficaz contra o vetor, observando os vasos de plantas com acúmulo de água, reservatórios e pneus.
Outra forma de prevenção é a vacina contra a dengue, que tem como público-alvo crianças de 10 a 14 anos de idade. Ela é aplicada nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios de Aracaju, Laranjeiras, Divina Pastora, Riachuelo, Barra dos Coqueiros, Itaporanga d’Ajuda, São Cristóvão e Santa Rosa de Lima com base em critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS).
O imunizante é quadrivalente e protege contra os quatro principais sorotipos virais que estão circulando no país e tem como público-alvo crianças de 10 a 14 anos de idade.
Além disso, como medida complementar é disponibilizado o carro fumacê ao enfrentamento do mosquito Aedes aegypti, em sua fase adulta. Apesar da circulação do carro fumacê, a população deve continuar adotando ações preventivas contra o mosquito.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Confira os destaques policiais nesta sexta-feira (25/07)

Missa em homenagem ao dia do motociclista é celebrada em Aracaju

Sergipe registra diminuição de 72% em taxa de homicídios

Moradores do bairro do Luciano reclamam de problemas com a rede de esgoto

Fala, Doutor! Especialista fala sobre os cuidados necessários para evitar lesões
Mais acessadas
Suspeito de furtos em série de baterias veiculares morre em confronto com a polícia em Aracaju
Colisão entre carro e moto deixa três pessoas feridas em Ilha das Flores
Motocicleta colide com mureta na SE-200 e passageira morre no local
26ª edição da Copa Brasil de Kart começa em Aracaju com mais de 250 inscrições
Governo de Sergipe regulamenta vaquejadas, pega de Boi e cavalgadas
Mais notícias
-
53 minutos 15 ônibus elétricos começam a circular nesta sexta, confira os itinerários
-
18 horas, 8 minutos UFS aprova direito a afastamento por sintomas menstruais graves
-
18 horas, 25 minutos "Continua cada vez mais forte", diz Walter Franco sobre compromisso com a democracia durante lançamento do livro 'O Homem das Diretas'