Sergipe tem nova divisão hidrográfica

O mapa hidrográfico de Sergipe foi modificado. A partir da resolução nº25/2015 do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, o estado passa a ter oito Bacias Hidrográficas. As duas novas bacias são chamadas de Bacia Costeira do Sapucaia, que atinge parte do território de Pirambu e Japaratuba, e a Bacia Costeira Caueira-Abaís, que abrange parte dos municípios de Itaporanga D’Ajuda e Estância.
As duas bacias são litorâneas. A Bacia Costeira do Sapucaia pertence ao rio Sapucaia e possui área de 118,33km². Já a Bacia Costeira Caueira-Abaís, que pertence ao riacho do Brejo, possui 161,38km².
A necessidade dessa nova divisão foi detectada a partir dos estudos executados através do Plano Estadual de Recursos Hídricos, um documento lançado em 2010 que permite o mapeamento das condições dos recursos hídricos, bem como das especificidades de cada bacia.
“As duas novas bacias tem como característica a presença de muitas lagoas costeiras, que, além de importantes para a região, são ambientalmente frágeis e vem sofrendo grande pressão pela ação do homem nos últimos anos”, explica o geólogo da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), João Carlos.
A nova divisão permitirá à gestão o planejamento e execução de ações a partir das necessidades específicas dos ecossistemas. “Estamos avaliando as ações que serão executadas. É uma fase de elaboração do diagnóstico”, informa o diretor de planejamento e coordenador de Recursos Hídricos da Semarh, Pedro Lessa.
O novo mapa torna visível outra mudança, que já está formalizada. O município de Feira Nova, que possui território inserido nas Bacias Hidrográficas do Rio Japaratuba e do Rio Sergipe também está inserido a Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, passando a integrar a área de atuação da Codevasf, o que possibilita o recebimento de benefício da instituição.
A divisão das bacias hidrográficas também interfere no desenvolvimento municipal. Assim como aconteceu em Feira Nova, que passou a integrar a área de atuação da Codevasf, outros investimentos em infraestrutura podem acontecer, como o que é realizado pelo Governo do Estado na Bacia Hidrográfica do Rio Sergipe através do programa Águas de Sergipe, uma iniciativa que visa à melhoria das práticas de manejo do solo e a qualidade da água, viabilizado pelo acordo de empréstimo firmado entre o Governo do Estado e o Banco Mundial, na ordem de R$ 217 milhões.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores cobram escritura de casas no bairro Coroa do Meio

Entrevista com Elaine Oliveira, secretária municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres

Policiais militares apreendem drogas

Proprietário e administrador de foodpark em Aracaju é indiciado por maus-tratos a animais
