Sergipe supera taxa de ocupação hoteleira

30/09/2015 19h00
Sergipe supera taxa de ocupação hoteleira
A8SE

O Estado de Sergipe superou em 2008 a taxa de ocupação da rede hoteleira registrada pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) em 2007, ano que ficou com a segunda maior média do país, 56,5%. Até outubro passado, os índices já estão melhores em relação ao ano de 2007, 1,7%, segundo informou o coordenador de pesquisas da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), Rivaldo Lima.


"O número de turistas que chegam ao Estado a cada mês apresentou uma melhora de 4,7% em relação ao mesmo período de 2007. Os números são do Sistema de Indicadores de Ocupação Hoteleira, implementado de forma online pela Embratur desde 2007", citou Lima.

Em 2008, a cadeia produtiva do turismo sergipano ganhou reforço de peso através de ações conjuntas entre o Governo, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur) reativada no 1º semestre de 2008 e o trade, diversos ramos e instituições ligadas ao segmento. O plano de ações implementado pelo Governo e seus parceiros englobam três grandes pilares: capacitação, promoção e infra-estrutura.


As belas dunas, praias e manguezais, a riqueza cultual das cidades históricas e o paradisíaco Cânion do Xingó somados à capital da qualidade de vida transformam Sergipe em um destino turístico bem atrativo. E os bons resultados da ocupação são fruto da parceria entre o Governo do Estado e os diversos segmentos do setor turístico para aproveitar cada vez mais o potencial sergipano.

O secretário do Turismo, João Augusto Gama, disse que os excelentes índices de ocupação da hotelaria sergipana destacados pela Embratur estão refletidos no mercado. "A competência com que os administradores do setor vêm gerindo seus negócios, aliados à política que o Estado, mostra os mais modernos conceitos de governança", comentou Gama.


Para o presidente da Emsetur, José Roberto Lima, os ótimos resultados que Sergipe tem obtido em termos de ocupação hoteleira e fluxo turístico são fruto da integração. "A profissionalização da relação entre Governo e trade, focada nos resultados, a capacitação dos trabalhadores do setor e melhorias na infra-estrutura turística, aliadas a um plano de marketing agressivo para fortalecer a imagem do destino Sergipe no Brasil, exterior e até mesmo dentro do estado são as chaves da ascensão de Sergipe enquanto destino turístico emergente", destaca.

O ‘Sergipe de Braços Abertos`, programa de capacitação contínua voltado aos profissionais que lidam direta ou indiretamente com o atendimento ao turista, nivela as informações sobre as atrações turísticas, ensina noções básicas de bom atendimento e ainda informa sobre como combater a exploração sexual infantil no setor turístico, entre outros conhecimentos. Iniciado em setembro em parceria com o trade, o programa capacitou mais de 300 profissionais em 2008 e continuará recebendo inscrições para turmas mensais em 2009.

 

 

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: