Sergipe registra baixa taxa de transmissão da covid-19, mas especialista alerta para possibilidade de reinfecções

Indicador representa estimativa de como a doença se espalha na sociedade.

Por ASN 20/11/2020 14h34
Sergipe registra baixa taxa de transmissão da covid-19, mas especialista alerta para possibilidade de reinfecções
Agência Brasil

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta sexta-feira (20) que a taxa de transmissão da covid-19 caiu para menos de 1 em Sergipe. O indicador serve como uma estimativa de como a doença se espalha entre a população. Abaixo de 1 significa dizer que uma pessoa infectada pela doença transmite para menos de uma pessoa.

A taxa de transmissão abaixo de um significa dizer que o vírus tem uma dificuldade maior de ser transmitido. Entre os motivos, muitas pessoas que foram infectadas, criaram anticorpos, como explica Marco Aurélio Góes, diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde.

“Isto é bom porque caíram as taxas de adoecimento, internações e óbitos, mas em compensação é uma doença nova, que não se conhece direito, não se sabe como se comporta essa imunidade, se vai garantir que no próximo ano ou daqui a alguns meses não tenhamos novas infecções”, alertou.

O infectologista enfatizou que mesmo com um cenário favorável ao surgimento de uma vacina eficaz e segura, o imunobiológico ainda não está disponível e, além disso, como atestam as autoridades sanitárias mundiais, a vacina não estará disponível para todos ao mesmo tempo. Isso quer dizer que mesmo quando a imunização começar a ser aplicada, as pessoas vão precisar continuar mantendo os hábitos preventivos como o distanciamento social, evitar aglomerações desnecessárias, higienização das mãos e superfícies de maior contato e uso de máscara.

“Não temos um prazo para quando vamos deixar de usar máscaras nos ambientes, até porque são essas medidas sanitárias que têm contribuído para a queda na transmissão. Mesmo que a gente identifique grupos de pessoas que se aglomeram e não utilizam máscaras, sabemos que parte da população tem cumprido os protocolos e isso tem protegido a sociedade. Diminuir a transmissão não significa deixar de cumprir essas medidas porque, na realidade, são elas que estão contribuindo para que a taxa de transmissão caia”, concluiu Marco Aurélio

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp