Sergipe registra 1.097 casos suspeitos de dengue em 2009

Sergipe contabilizou de janeiro a março deste ano, 1.097 casos suspeitos. Desse total, 82 foram confirmados, o que representou um percentual de 7,47%. Os dados foram divulgados pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica, nesta quinta-feira(2).
A maior quantidade de notificações ocorreu em março: 625 casos suspeitos, 397 a mais que no mês anterior. Para a coordenadora do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá, o aumento também se deve ao trabalho de busca ativa desenvolvido pela equipe da Vigilância Epidemiológica do Estado. "Com o objetivo de auxiliar os gestores municipais, nós montamos um grupo especial para ir até as localidades que não vinham fazendo os registros com a freqüência necessária", informou.
Porém, Sidney destaca que, apesar desse aumento, a situação é bem diferente da verificada no mesmo período do ano passado, quando o Estado já tinha 4.673 casos notificados e cerca de 76% deles confirmados. "Neste ano, os registros feitos até agora estão dentro do esperado, uma vez que nos meses de março e abril é normal o crescimento dos casos, por conta do período climático que favorece a proliferação do mosquito transmissor [o Aedes aegypti]", esclarece a bióloga.
A comparação entre o período atual e o ano passado ganha evidência quando observada a taxa de incidência da dengue. Atualmente, ela é de 4,06 casos por 100 mil habitantes, considerada baixa, segundo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Em 2008, com uma taxa de 233,72 por 100 mil habitantes, o estado já se encontrava numa situação de médio risco. "Tínhamos um quadro de uma provável epidemia, que viria se concretizar no mês seguinte", relata Sidney.
Como o mês de abril está ainda começando, o alerta sobre a necessidade de combater o vetor continua. "A Secretaria de Estado da Saúde vai manter as ações de prevenção e controle realizadas até agora e, se necessário, intensificar as atividades nos municípios onde a taxa de infestação do mosquito estiver ainda alta", garante a coordenadora do Núcleo de Endemias, acrescentando que na última quarta-feira, 1º de abril, os agentes da brigada estadual finalizaram as visitas domiciliares em Nossa Senhora das Dores.
Nesta quinta e sexta, dias 2 e 3, o grupo itinerante estará em Capela, cidade onde foi registrado um óbito por complicações da doença. Durante este mês, a brigada ainda atuará nos seguintes municípios: Muribeca (dia 6), Gararu (7), Cedro de São João (8), Cristinápolis (14), Macambira (15), Campo do Brito (16 e 17), Japaratuba (22), Aquidabã (23 e 24), Pedra Mole (27), Frei Paulo (28 e 29), Telha e Amparo do São Francisco (30).
Fonte:ASN
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

Direto de Brasília 12/05/25

OAB Sergipe está celebrando 90 anos de fundação em nosso estado

Hoje, 12 de maio, é o dia nacional de conscientização e enfrentamento da fibromialgia

TV Atalaia é homenageada com a medalha da ordem do mérito parlamentar pela relevância dos serviços
Mais acessadas
Museu da Gente Sergipana inicia 23ª Semana Nacional de Museus com programação gratuita
Dino Fonseca estreia em Aracaju com turnê nostálgica nesta quinta-feira (15)
Fundat divulga novas vagas de emprego nesta quarta-feira (7)
Suspeito de assalto a posto de combustível é preso em Estância
Fumaça preta no Vaticano: cardeais ainda não escolheram novo papa
Mais notícias
-
15 horas, 22 minutos Vídeo: Jacaré é resgatado de piscina em condomínio na Zona de Expansão de Aracaju
-
17 horas, 59 minutos Justiça suspende concurso da PMSE após denúncia de irregularidade
-
21 horas, 3 minutos TV Atalaia recebe Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar na Assembleia Legislativa de Sergipe