Sergipe registra 1.097 casos suspeitos de dengue em 2009

Sergipe contabilizou de janeiro a março deste ano, 1.097 casos suspeitos. Desse total, 82 foram confirmados, o que representou um percentual de 7,47%. Os dados foram divulgados pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica, nesta quinta-feira(2).
A maior quantidade de notificações ocorreu em março: 625 casos suspeitos, 397 a mais que no mês anterior. Para a coordenadora do Núcleo de Endemias da SES, Sidney Sá, o aumento também se deve ao trabalho de busca ativa desenvolvido pela equipe da Vigilância Epidemiológica do Estado. "Com o objetivo de auxiliar os gestores municipais, nós montamos um grupo especial para ir até as localidades que não vinham fazendo os registros com a freqüência necessária", informou.
Porém, Sidney destaca que, apesar desse aumento, a situação é bem diferente da verificada no mesmo período do ano passado, quando o Estado já tinha 4.673 casos notificados e cerca de 76% deles confirmados. "Neste ano, os registros feitos até agora estão dentro do esperado, uma vez que nos meses de março e abril é normal o crescimento dos casos, por conta do período climático que favorece a proliferação do mosquito transmissor [o Aedes aegypti]", esclarece a bióloga.
A comparação entre o período atual e o ano passado ganha evidência quando observada a taxa de incidência da dengue. Atualmente, ela é de 4,06 casos por 100 mil habitantes, considerada baixa, segundo as diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde. Em 2008, com uma taxa de 233,72 por 100 mil habitantes, o estado já se encontrava numa situação de médio risco. "Tínhamos um quadro de uma provável epidemia, que viria se concretizar no mês seguinte", relata Sidney.
Como o mês de abril está ainda começando, o alerta sobre a necessidade de combater o vetor continua. "A Secretaria de Estado da Saúde vai manter as ações de prevenção e controle realizadas até agora e, se necessário, intensificar as atividades nos municípios onde a taxa de infestação do mosquito estiver ainda alta", garante a coordenadora do Núcleo de Endemias, acrescentando que na última quarta-feira, 1º de abril, os agentes da brigada estadual finalizaram as visitas domiciliares em Nossa Senhora das Dores.
Nesta quinta e sexta, dias 2 e 3, o grupo itinerante estará em Capela, cidade onde foi registrado um óbito por complicações da doença. Durante este mês, a brigada ainda atuará nos seguintes municípios: Muribeca (dia 6), Gararu (7), Cedro de São João (8), Cristinápolis (14), Macambira (15), Campo do Brito (16 e 17), Japaratuba (22), Aquidabã (23 e 24), Pedra Mole (27), Frei Paulo (28 e 29), Telha e Amparo do São Francisco (30).
Fonte:ASN
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital de Cirurgia se prepara para oferecer atendimento pediátrico de alta complexidade

Programa de intervenção vem trazendo resultados positivos com crianças e adolescentes com TEA

Pesquisa mostra que o acesso à rede, pode parecer simples, mas não é tão fácil

Direto de Brasília 17/09/25 - Aprovada PEC blindagem

Caso Lael: até sexta-feira a justiça vai ouvir várias testemunhas pela morte do advogado
Mais acessadas
Aracaju sediará o I Fórum das Cidades Sergipanas para debater planejamento urbano e ordenamento jurídico
Aracaju sediará Congresso Brasileiro de Microbiologia e o Food Micro Latino em outubro de 2025
Governo Lula se mantém com 51% de desaprovação e 46% de aprovação, mostra pesquisa Quaest
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Ex-delegado-geral de São Paulo é executado a tiros em Praia Grande
Mais notícias
-
13 horas, 17 minutos Incêndio atinge apartamento na Barra dos Coqueiros
-
16 horas, 42 minutos Decreto prevê desapropriação de 85 mil metros quadrados para construção da nova ponte Aracaju-Barra
-
17 horas, 4 minutos Hospital de Cirurgia realiza primeiro implante do dispositivo Impella pelo SUS em Sergipe