Sergipe recebe antídoto para tratamento de intoxicação por metanol

16 unidades do medicamento Fomepizol chegam ao estado para prevenir complicações graves

Por Redação do Portal A8SE, com informações da OMS 14/10/2025 09h55
Sergipe recebe antídoto para tratamento de intoxicação por metanol

O Ministério da Saúde recebeu um lote com 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol, utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, geralmente associadas ao consumo de bebidas adulteradas. O medicamento foi distribuído para todos os estados e o Distrito Federal, com Sergipe recebendo 16 unidades.

De acordo com o Ministério da Saúde, o fomepizol é uma segunda opção de tratamento, complementar ao etanol farmacêutico já disponível no país. A aquisição foi realizada junto a uma subsidiária de empresa japonesa, apenas oito dias após o ministro Alexandre Padilha acionar o Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

O fomepizol age impedindo que o metanol se converta em ácido fórmico, evitando complicações graves como acidose metabólica. Devido à baixa demanda e ao alto custo, o medicamento é considerado raro e tem oferta limitada no mercado mundial.

Até 13 de outubro, o Brasil registrou 213 notificações de intoxicação por metanol, 32 confirmadas e 181 em investigação. Sergipe não possui casos confirmados ou suspeitos. São Paulo é o único estado com óbitos confirmados, totalizando cinco.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp