Sergipe possui limitada disponibilidade de recursos hídricos
Mais de 90% do esgoto urbano do Estado de Sergipe são hoje lançados sem qualquer tratamento nos cursos de água. As companhias de saneamento sofrem maiores pressões de seus clientes para prover água e para afastar os esgotos das imediações dos domicílios. Trata-se de um benefício apropriado individualmente. Por outro lado, as companhias não recebem pressões significativas para tratar dos esgotos, cujo benefício é apropriado coletivamente. O alerta é do superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Ailton Rocha ao afirmar que Sergipe possui limitada disponibilidade de recursos hídricos - de superfície ou subterrâneos.
"Os rios perto dos grandes centros urbanos em Sergipe são poluídos porque as externalidades causadas pelo não-tratamento dos esgotos urbanos e industriais não têm sido internalizadas pelas empresas poluidoras, inclusive companhias de saneamento. Trata-se de uma situação de alta entropia, em que cada usuário tem grandes despesas com a limpeza da água poluída por usuários de montante, e diminutas despesas com o despejo, que irá causar custos aos usuários de jusante", denuncia Ailton Rocha.
Bacias hidrográficas deficitárias
Segundos estudos da Semarh, embora o Estado possua seis bacias hidrográficas, apenas uma delas apresenta elevado potencial. Trata-se do rio São Francisco, que representa 95 % do potencial de recursos hídricos de Sergipe. O estuário fornece cerca de 80 % das águas utilizadas para irrigação e mais de 50 % das águas para consumo humano.
Com relação às demais 05 bacias hidrográficas: rio Japaratuba, rio Sergipe, rio Piauí, rio Vasa Barris e rio Real, estas apresentam balanço hídrico deficitário. "O desenvolvimento sustentado e o gerenciamento de bacias hidrográficas são dois temas que centralizam as análises e discussões sobre os recursos hídricos porque representam a chave para conciliar a proteção do meio ambiente com o desenvolvimento econômico", disse Ailton Rocha.
Segundo o Superintendente, a adoção da bacia hidrográfica como unidade ideal de planejamento e intervenção vem se constituindo numa das melhores alternativas gerenciais para a garantia do desenvolvimento sustentável.
Em sintonia com essa preocupação universal, o Governo de Sergipe sancionou, em 1997, a Lei nº 3.870, que dispõe sobre a Política Estadual de Recursos Hídricos, atribuindo à Secretaria do Planejamento e da Ciência e Tecnologia, através da Superintendência de Recursos Hídricos, a condição de gestora institucional da água.
Para que o processo de planejamento do uso da água nas bacias e regiões hidrográficas seja desenvolvido de forma eficiente, é necessário, entre outras ações, a elaboração de planos de Recursos Hídricos, a implementação de comitês e o desenvolvimento de programas que atuem sobre os principais problemas emergentes identificados, explica Ailton Rocha.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Natal; o verdadeiro significado dessa data tão especial que celebra o nascimento do menino Jesus
Quem vai viajar neste período de férias precisa ficar atento para evitar transtornos
Filarmônica Nossa Senhora da Conceição do município de Itabaiana completa 280 anos de história
Número de acidentes envolvendo motocicletas continuam a chamar atenção
Natal e Ano Novo; para uma parcela da população essas datas são dias normais na rotina de trabalho
Mais acessadas
Lei garante mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
Bolsonaro é internado para cirurgia de hérnia inguinal em Brasília
Secretaria da Fazenda intensifica fiscalizações em rodovias sergipanas neste final de ano
Suspeito de tráfico de drogas em Monte Alegre é preso
Últimos dias para inscrições na II Mostra Travessias: Cinema–Educação em Sergipe
Mais notícias
-
4 horas, 28 minutos Trabalhadores dos Correios entram em greve em Sergipe após rejeição de proposta no TST; estatal mantém atendimento
-
5 horas, 58 minutos Compras de última hora movimentam o centro de Aracaju na véspera de Natal
-
6 horas, 33 minutos Carro capota após bater em ponte na SE-270, em Simão Dias; motorista fica ferido