Sergipe possui a maior cobertura Previdenciária do NE

30/09/2015 18h59
Sergipe possui a maior cobertura Previdenciária do NE
A8SE

O Estado de Sergipe possui a maior cobertura previdenciária do Nordeste. A constatação é do IBGE, tendo como base estudo realizado pela Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD), aplicada no país, nos anos de 2006 e 2007. Os dados mostram que em 2006, o Estado tinha 36,9% da sua população coberta por algum regime de previdência. Já em 2007, os números subiram para 40,6%.

Os dados revelam que  em dois anos, houve um relevante crescimento em relação aos oito Estados da região. Para o especialista em Direito Previdenciário, Ricardo Marinho, essa ampliação é conseqüência do crescimento do mercado de trabalho e da economia no Estado.

"Esse aumento significa mais empregos formais, ou seja, com carteira assinada, o que resulta em mais direitos para os trabalhadores, como FGTS, férias e décimo terceiro. E o aumento de empregos serve como indicador da boa fase da economia de Sergipe", explica Marinho.
A pesquisa toma como base o percentual de contribuintes e não-contribuintes de instituto de previdência em qualquer trabalho, na população de dez anos ou mais de idade, ocupada na semana de referência, por sexo, segundo as unidades da Federação.

"O aumento da contribuição previdenciária significa também que mais trabalhadores estão amparados pelos benefícios pagos pelos regimes de previdência, como aposentadoria, pensão e licença-maternidade. Isso é bom não só para o segurado como para a própria previdência na medida em que aumenta a arrecadação e diminui seu déficit", finaliza o especialista.
Para o policial militar Endy Oliveira, este é o primeiro ano que contribuirá para um regime de previdência. "Esse é meu primeiro emprego. Tenho plena consciência da importância da cobertura previdenciária porque no futuro, quando eu me aposentar, preciso ter uma garantia de que vou continuar recebendo o suficiente para meu sustento, afirmou.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: