Sergipe notifica 37 casos suspeitos da ‘nova gripe’

30/09/2015 19h35
Sergipe notifica 37 casos suspeitos da ‘nova gripe’
A8SE

Em Sergipe, desde o dia 28 de abril até o momento, foram notificados 37 casos suspeitos, sendo confirmados cinco e descartados oito. Os outros 24 seguem em monitoramento aguardando o resultado dos testes laboratoriais, feitos pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. "Todos tiveram sintomatologia leve e não necessitaram de internação", garantiu o infectologista Marco Aurélio.

Secretário Rogério Carvalho concede entrevista coletiva (Foto;ASN)

De acordo com o secretário de Saúde Rogério Carvalho mesmo com a confirmação de casos no estado - cinco até o momento - não há motivos para as pessoas entrarem em pânico, uma vez que já se comprovou que o vírus Influenza A (H1N1) não é tão agressivo quanto se imaginava no início da pandemia.

"A maioria dos casos apresenta quadro clínico leve a moderado e evoluem para a cura", disse o secretário, acrescentando que a taxa de letalidade da chamada gripe comum é maior.

Ele ainda explicou que o Estado está numa fase de transição dos mecanismos de controle da doença, devido a sua evolução, daí a importância em deixar clara a situação atual da nova gripe e a forma como ela vem se comportando no país e, em especial, em Sergipe, afirmou Rogério.

Brasil - Segundo a última atualização da OMS, publicada em 6 de julho, foram registrados casos em todos os continentes do mundo, com as seguintes características: 94.512 casos confirmados em 122 países e 429 óbitos, o que corresponde a uma taxa de 0,45% de letalidade mundial. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, são 977 confirmações e uma morte por Influenza A (H1N1).

Medidas - Dentre as novas medidas para o monitoramento da epidemia, a SES também intensificou a vigilância nas unidades sentinelas HUSE e Unidade de Saúde da Família Ávila Nabuco. "São nessas unidades onde ocorre a coleta do material para identificação laboratorial do vírus", explicou Rogério Carvalho. Ele destacou ainda a capacitação das equipes de saúde da família e da rede hospitalar pública e privada, para o devido encaminhamento dos casos à unidade de referência.

Para informações sobre atendimento, a população pode contar com o plantão da Ouvidoria (0800 286 3000) das 7h às 19h. A SES também providenciou a distribuição de material gráfico nos hotéis, aeroportos, postos de saúde, secretarias municipais de saúde, rodoviárias e terminais com informações sobre cuidados, precauções, contato do hospital referência e do plantão de dúvida.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: