Sergipe notifica 37 casos suspeitos da ‘nova gripe’

Em Sergipe, desde o dia 28 de abril até o momento, foram notificados 37 casos suspeitos, sendo confirmados cinco e descartados oito. Os outros 24 seguem em monitoramento aguardando o resultado dos testes laboratoriais, feitos pela Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. "Todos tiveram sintomatologia leve e não necessitaram de internação", garantiu o infectologista Marco Aurélio.
Secretário Rogério Carvalho concede entrevista coletiva (Foto;ASN)
De acordo com o secretário de Saúde Rogério Carvalho mesmo com a confirmação de casos no estado - cinco até o momento - não há motivos para as pessoas entrarem em pânico, uma vez que já se comprovou que o vírus Influenza A (H1N1) não é tão agressivo quanto se imaginava no início da pandemia."A maioria dos casos apresenta quadro clínico leve a moderado e evoluem para a cura", disse o secretário, acrescentando que a taxa de letalidade da chamada gripe comum é maior.
Ele ainda explicou que o Estado está numa fase de transição dos mecanismos de controle da doença, devido a sua evolução, daí a importância em deixar clara a situação atual da nova gripe e a forma como ela vem se comportando no país e, em especial, em Sergipe, afirmou Rogério.
Brasil - Segundo a última atualização da OMS, publicada em 6 de julho, foram registrados casos em todos os continentes do mundo, com as seguintes características: 94.512 casos confirmados em 122 países e 429 óbitos, o que corresponde a uma taxa de 0,45% de letalidade mundial. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, são 977 confirmações e uma morte por Influenza A (H1N1).
Medidas - Dentre as novas medidas para o monitoramento da epidemia, a SES também intensificou a vigilância nas unidades sentinelas HUSE e Unidade de Saúde da Família Ávila Nabuco. "São nessas unidades onde ocorre a coleta do material para identificação laboratorial do vírus", explicou Rogério Carvalho. Ele destacou ainda a capacitação das equipes de saúde da família e da rede hospitalar pública e privada, para o devido encaminhamento dos casos à unidade de referência.
Para informações sobre atendimento, a população pode contar com o plantão da Ouvidoria (0800 286 3000) das 7h às 19h. A SES também providenciou a distribuição de material gráfico nos hotéis, aeroportos, postos de saúde, secretarias municipais de saúde, rodoviárias e terminais com informações sobre cuidados, precauções, contato do hospital referência e do plantão de dúvida.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Obra da Casa da Mulher Brasileira recebe visita de ministros do Governo Federal

CTB estabelece 3 tipos de infrações para quem é flagrado usando o celular

Barragens de Sergipe estão controladas apesar do grande volume de chuva dos últimas semanas

Novas regras de segurança para chaves pix já estão valendo

Casos de esporotricose trazem preocupação
Mais acessadas
Galeria de Arte J. Inácio recebe exposição “Cultura Viva por entre os mundos”
Prática de Rinha de Galos é interrompida na Barra dos Coqueiros
Nadadora sergipana conquista quatro medalhas em Nordestão escolar
Fim de semana nas Rodovias Estaduais de Sergipe tem uma morte e dois feridos em acidentes
Hemose registra mais de 13 mil doações de sangue no primeiro semestre de 2025
Mais notícias
-
14 horas Jovem de 24 anos morre por meningite em Sergipe; SES confirma terceiro óbito em 2025
-
14 horas, 44 minutos Corpo de piloto vítima de acidente aéreo em Sergipe é liberado pelo IML
-
16 horas, 5 minutos Emancipação Política: Confira horário de funcionamento dos serviços no feriado de 8 de julho em Sergipe