Sergipe lidera produção de leite no Nordeste no primeiro trimestre de 2024

O dado posiciona Sergipe como protagonista na pecuária leiteira da região

Por Redação Portal A8SE e Governo do Estado 10/04/2025 11h02
Sergipe lidera produção de leite no Nordeste no primeiro trimestre de 2024

Sergipe conquistou o posto de maior produtor de leite do Nordeste no primeiro trimestre de 2024. O estado apresentou um aumento de 22,6% em comparação ao mesmo período de 2023, saltando de 107,8 mil para 132,2 mil litros de leite. Segundo levantamento do Banco do Nordeste (BNB) com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O crescimento superou estados tradicionalmente mais fortes no setor, como a Bahia, que ficou em segundo lugar com aumento de 10,7%. O dado posiciona Sergipe como protagonista na pecuária leiteira da região.

Entre os projetos em discussão para fortalecer ainda mais o setor está a chamada Adutora do Leite, que pretende levar água do Rio São Francisco a municípios do semiárido sergipano.

A proposta, ainda em fase de estudos, prevê investimento de R$ 250 milhões e atenderia a criadores em cidades como Canindé de São Francisco, Poço Redondo e Nossa Senhora da Glória(esta última considerada o maior polo leiteiro do estado).

O abastecimento regular deve reduzir custos e impulsionar ainda mais a produção na região. A relevância crescente da produção leiteira em Sergipe não se restringe aos números recentes, mas aponta para uma possível mudança de eixo produtivo no Nordeste.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp