Sergipe firma parceria com BNDES para investir R$ 50 milhões em restauração ecológica
Acordo assinado durante a COP30 garante recursos do Programa Floresta Viva para o projeto Florestar-SE: Velho Chico
O Governo de Sergipe assinou nessa terça-feira, 11, um protocolo de intenções com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) durante a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP30), em Belém, capital paraense. A assinatura prevê o aporte de R$ 50 milhões para a restauração ecológica e representa um avanço importante na agenda ambiental do estado.
O protocolo prevê recursos, por meio do Programa Floresta Viva, do BNDES, para execução do projeto Florestar-SE: Velho Chico, idealizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac). A iniciativa tem como foco o reflorestamento de áreas degradadas da caatinga e a preservação da bacia hidrográfica do Rio São Francisco, com ações que unem conservação ambiental, inclusão social e desenvolvimento sustentável.
O acordo com BNDES é resultado das ações de atração de investimentos realizadas pela Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE), no âmbito do Plano Sergipano de Economia Verde, e da articulação do senador Alessandro Vieira.
Para o presidente da Desenvolve-SE, Milton Andrade, o protocolo representa um avanço na transição sustentável de Sergipe. “A caatinga tem uma importância singular e poder fazer o reflorestamento aliado ao desenvolvimento econômico das regiões é estratégico. Em parceria com o BNDES vamos reflorestar, fortalecer a agricultura familiar, fomentar a bioeconomia e estruturar o mercado de carbono na região. Este é um marco para o Plano Sergipano de Economia Verde”, ressaltou.
Sergipe será o estado piloto, com atividades concentradas nas regiões do alto e baixo São Francisco sergipano, envolvendo comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas. O projeto será desenvolvido em parceria com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
PF investiga invasão de 142 contas da Caixa e bloqueia mais de R$ 255 mil
11 mulheres foram mortas neste ano em Sergipe, vítimas de feminicídio
Polícia Civil prende investigado por tentativa de feminicídio em Itabaianinha
Família de mulher com doença degenerativa pede ajuda para assegurar sobrevivência