Sergipe conquista ampliação da reforma agrária junto ao Governo Federal
O desempenho do Estado de Sergipe na execução dos programas para promover a Reforma Agrária foram evidenciados pelo ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, durante audiência com o governador Marcelo Déda, na última quarta-feira, 29, em Brasília (DF). As ações de interiorização do desenvolvimento, além da busca do constante diálogo com os movimentos agrários, estão entre as razões apontadas para a performance de Sergipe na regularização fundiária, que é reconhecida como uma das melhores do país.
De acordo com o governador Marcelo Déda, a audiência com o ministro foi extremamente positiva, pois ampliou a perspectiva de fortalecimento dos convênios e parcerias do governo com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). "Em 2008, o Governo do Estado recebeu, através de convênio com o MDA, 50 milhões para assentar 1.100 famílias até outubro de 2009. Hoje, já temos cerca de 1.050 famílias em fase de assentamento. Diante disto, a iniciativa de prorrogar o convênio foi bem aceita pelo ministro que elogiou nosso desempenho. Recebi dele os mais efusivos cumprimentos destacando a forma como o Governo do Estado implantou essa parceria para a reforma agrária com o MDA", relatou o governador.
Dentre os resultados obtidos pelo governo, que foram alvo dos comentários elogiosos do ministro, estão a desapropriação de 3.011 hectares para assentamento de agricultores sem-terra. Isto envolve as ações executadas nos municípios de Carira, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre, Poço Redondo e Canindé de São Francisco. Só nesta região do semi-árido, foram adquiridos, através dos recursos do convênio e de recursos próprios do governo, 69 imóveis, onde já estão instaladas oito colônias agrícolas e há a perspectiva concreta de abrigar mais 22 colônias.
"Recebemos R$ 50 milhões do Governo Federal, através do MDA, e aplicamos 48 milhões na compra de terras para assentar famílias sem-terra em nosso Estado. E desse montante, temos apenas um saldo de R$ 1,9 milhão que será aplicado nas despesas cartorárias para regularização dos asssentamentos e emissão das escrituras", detalhou Déda.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
128 anos da Jucese são comemorados com tempo recorde na abertura de empresas
CEC-SE faz entrega do diploma cultural Epifânio Dória a personalidades e coletivos
Hoje, aconteceu o lançamento oficial do campeonato sergipano 2026
Exposição "Fera ferida fere" está em cartaz até o dia dez de novembro
Alese abre espaço para discussão sobre os impactos da redução da vazão do rio São Francisco
Mais acessadas
Dois homens são presos por tráfico de drogas no município sergipano de Monte Alegre
Hemose realiza mais uma edição do Sabadão Solidário neste sábado (7)
Hospital de Cirurgia realiza mutirão de cirurgias neste sábado em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul
Pré-Caju 2025 inicia entrega de abadás e camisas do Camarote Aju no dia 13 de novembro
Secretaria de Estado da Saúde realiza o "Dia D" contra a dengue em todo o estado
Mais notícias
-
12 horas, 36 minutos Hospital de Cirurgia realiza mutirão de cirurgias neste sábado em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul
-
14 horas, 24 minutos Governador sanciona lei que reajusta benefícios dos profissionais do Samu em Sergipe
-
15 horas, 32 minutos Secretaria de Estado da Saúde realiza o "Dia D" contra a dengue em todo o estado