Sergipe abre inscrições para o curso de formação de professores em Competências Digitais
Curso será realizado no dia 5 de março, na Universidade Federal de Sergipe
Foram abertas nesta quinta-feira (12), as inscrições para o curso Formação Docente em Competências Digitais, promovido pela Secretaria de Estado da Educação (Seed).
Os professores interessados podem se inscrever por meio do formulário eletrônico disponível no link: https://forms.gle/uYk8VczwAtMPaZzz5. A formação acontecerá no dia 5 de março, no horário das 8h às 17h, na Didática V da Universidade Federal de Sergipe (UFS), campus São Cristóvão.
A iniciativa integra as ações do programa Inteligência Artificial nas Escolas (IAE) escolas e é destinada aos professores que lecionam Robótica e o componente Educação, Cultura Digital e Inteligência Artificial, inserido nas matrizes curriculares do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do 2º ano do ensino médio.
A formação tem como objetivo aprofundar o trabalho com o pensamento computacional e as competências digitais, contemplando tanto os conhecimentos relacionados ao mundo digital quanto à dimensão ética no uso da inteligência artificial. Entre os conteúdos previstos estão pensamento computacional, mundo digital, cultura digital e ética aplicada à inteligência artificial.
O curso dá continuidade ao primeiro encontro formativo, realizado nos dias 10 e 11 de dezembro de 2025, que contou com a participação presencial de 115 professores e cerca de 170 inscritos. A proposta agora é ampliar o alcance da iniciativa, garantindo nova oportunidade aos docentes que participaram da formação anterior e àqueles que, embora inscritos, não puderam comparecer.
O programa prevê ainda a obrigatoriedade do componente ‘Educação, Cultura Digital e Inteligência Artificial’ nas matrizes das escolas integrais, além de ações contínuas de qualificação docente alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) Computação.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
PF investiga invasão de 142 contas da Caixa e bloqueia mais de R$ 255 mil
11 mulheres foram mortas neste ano em Sergipe, vítimas de feminicídio
Polícia Civil prende investigado por tentativa de feminicídio em Itabaianinha
Família de mulher com doença degenerativa pede ajuda para assegurar sobrevivência