Sergipanos serão mobilizados para o Planseq Bolsa Família

30/09/2015 19h03
Sergipanos serão mobilizados para o Planseq Bolsa Família
A8SE

Famílias serão beneficiadas

Mais uma capital brasileira receberá dirigentes do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para atividades de mobilização em torno do Planseq Bolsa Família. O encontro será nesta quarta-feira (11/02) e vai reunir profissionais da área de Assistência Social.

O evento será aberto pela secretária-executiva adjunta do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome (MDS), Rosilene Rocha, às 9h30, no auditório da Secretaria Estadual de Inclusão, Assistência e Desenvolvimento Social, no Bairro São José.

A expectativa é que o Planseq promova a qualificação de mais de 184 mil beneficiários do Bolsa Família (programa executado pelo MDS), somente na área da construção civil, em 212 municípios, em sua maioria de regiões metropolitanas. Também haverá, nas 26 capitais e no Distrito Federal, capacitações para a área de turismo. 

Também participam do encontro, na capital sergipana, técnicos da Secretaria Nacional de Renda de Cidadania do MDS; secretários estaduais e municipais da Assistência Social; coordenadores de Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); gestores municipais do Bolsa Família; coordenadores dos postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) de Aracaju; representantes estaduais das Superintendências Regionais do Trabalho e das entidades executoras contratadas para a realização da qualificação profissional.

O Planseq Bolsa Família foi idealizado para homens e mulheres com mais de 18 anos e que tenham pelo menos a 4ª série do ensino fundamental completa. Os cursos oferecidos são de pedreiro, mestre-de-obras, azulejista e eletricista, entre outros. O setor da construção civil foi o primeiro por ser essencial ao desenvolvimento econômico do País e por ter relação direta com as obras de infra-estrutura realizadas pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). 

Os participantes das oficinas serão mobilizados para atender, apoiar e esclarecer as famílias beneficiárias do Bolsa Família, informar sobre ações do Planseq Bolsa Família, acompanhar e monitorar aquelas que irão participar da qualificação, além de articular o empresariado local para integrá-los ao Plano. Com essas mobilizações, o governo pretende ampliar as oportunidades de inclusão produtiva, adequar os cursos às necessidades locais, estimular a articulação entre os setores de trabalho e assistência social e atender à demanda do mercado por mão-de-obra qualificada. Para a construção civil, os investimentos somam cerca de R$ 150 milhões.

Localidades - As regiões metropolitanas que receberão os cursos de capacitação na construção civil são: Belo Horizonte (MG), Belém (PA), Baixada Santista (SP), Salvador (BA), Campinas (SP), Fortaleza (CE), Recife (PE), Curitiba (PR), Porto Alegre (RS), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) e Distrito Federal (DF). Além dessas regiões, oito capitais também estão contempladas: Manaus (AM), Goiânia (GO), Palmas (TO), Maceió (AL), São Luis (MA), Campo Grande (MS), Aracaju (SE) e Vitória (ES). São, ao todo, 212 municípios que concentram 70% dos recursos do PAC e onde residem 1,34 milhão de famílias elegíveis ao plano. Os cursos profissionalizantes do Planseq turismo acontecerão nas 26 capitais e no Distrito Federal.

Inscrições - Para se inscrever no Planseq Bolsa Família é necessário ir a uma agência do Sine ou a um CRAS. No Sine, o interessado deve levar a carteira de identidade (RG), a carteira de trabalho e o Número de Identificação Social (NIS) ou PIS. Quem não tem carteira de trabalho, deve levar um documento de identidade (RG ou certidão de nascimento) e uma foto 3X4 para tirá-la na hora. No CRAS, será necessário apresentar o cartão do Bolsa Família ou o Número de Identificação Social (NIS). Depois, é só aguardar a convocação para os cursos. 

A participação não é obrigatória e os beneficiários não serão excluídos do Bolsa Família, mas fazer um curso aumenta a possibilidade de inserção no mercado de trabalho e, por conseqüência, amplia as oportunidades de melhoria no padrão de vida. O Planseq Bolsa Família é coordenado pela Casa Civil e pelos ministérios do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e do Trabalho e Emprego (MTE).

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: