Sergipanos enfrentam altas temperaturas

30/09/2015 18h59
Sergipanos enfrentam altas temperaturas
A8SE

Calor de rachar. Sergipanos e turistas têm enfrentado dias mais quentes. A temperatura máxima média, que costuma ficar em 31º centígrados, aumentou, chegando a alcançar 40 graus em algumas cidades. As maiores temperaturas devem atingir os municípios do semi-árido sergipano: Nossa Senhora da Glória, Canindé do São Francisco, Monte Alegre, Porto da Folha, Gararu, Nossa Senhora de Lourdes e Poço Redondo. A alta estação vai até março.Além do aumento da temperatura máxima, os sergipanos deverão também enfrentar as chuvas de trovoadas e ventos fortes que podem alcançar até 60 km/hora. É o que afirma o coordenador do Centro de Meteorologia da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Overland Amaral. Segundo o meteorologista, o aumento das temperaturas acontece diante das condições de predomínio de massas secas e quentes, além do aumento da insolação. Outro fato decorrente da alta insolação é a alta evaporação da água. "Então, além da pouca demanda de chuva, as altas temperaturas e a maior insolação fazem com que a água que está nos reservatórios evapore com maior facilidade", explicou.

A incidência de chuvas também deve diminuir, dentro das características dessa estação que se configura por uma estiagem mais prolongada, disse ele ao ressaltar que os meses de dezembro e janeiro costumam ser os mais quentes do ano, causando na população uma sensação de desconforto e mal-estar.
O meteorologista também alerta a população para o perigo do índice ultravioleta (UV) que deverá chegar aos 13º, ou seja, quanto mais elevado o índice, maior a necessidade de se proteger do sol.

FIQUE ATENTO
1. O consumidor deve tomar certos cuidados na hora de se expor ao sol, para evitar alergias, queimaduras, insolação, envelhecimento precoce e, principalmente, câncer de pele.
2. O ideal é evitar exposição direta ao sol, principalmente das 10 às 16 horas.
3. Passe o protetor solar pelo menos meia hora antes de se expor ao sol. A camada da substância deve possuir espessura mínima de 20g.
4. Áreas sensíveis como rosto, lábios e cabeça necessitam de um cuidado maior e, portanto, de um FPS mais elevado.
5. Durante a exposição solar, não é aconselhável a utilização de produtos como perfumes ou outros produtos não específicos, como receitas para descoloração dos pêlos. Eles devem ser evitados pois, em geral, promovem queimaduras.
6. Opte por guarda-sóis de algodão e de cor clara. A cor escura absorve radiação e calor. Tecidos de nylon produzem sombra, mas não protegem da radiação solar.
7. Verifique qual é o fator de proteção mais adequado para o seu tipo de pele. Em caso de dúvida ou, se possível, sempre, utilize os produtos com FPS mais elevados.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: