Sergipana conquista tricampeonato nacional de Karatê em 2025
Aluna de Educação Física da Unit leva medalhas de ouro, prata e bronze no Campeonato Nacional CKIB

Comprometimento, foco e amor pelo esporte definem a trajetória que levou Beatriz Andrade Nascimento, aluna do 6º período do curso de Educação Física da Universidade Tiradentes (Unit), a conquistar seu terceiro título no Campeonato Nacional de Karatê CKIB 2025.
O evento, que reuniu competidores de diversas partes do Brasil, foi palco para mais uma performance de destaque da atleta, que garantiu medalha de ouro nas categorias Katá e Kumite por equipe interclasses, prata no Kumite individual e bronze no Kumite por equipe adulta feminina.
Para alcançar esse resultado, Beatriz seguiu uma rotina de treinos exigente. Três vezes por semana, ela se dedicava a treinos específicos para cada modalidade, e em um dos dias, unia os treinos em uma simulação das condições reais de competição.
“No terceiro dia, fazia um misto de tudo, como se estivesse no campeonato”, contou. Mesmo com o ritmo intenso, ela se sentia preparada. “Foi cansativo, mas fui com confiança e empolgação para os desafios que vinham pela frente”, afirmou.
Entre os momentos mais marcantes da competição, ela destaca a última luta como o maior teste físico e mental, após um dia inteiro de disputas. Já a final da sua categoria individual foi, segundo ela, a mais emocionante. “Foi uma luta extremamente equilibrada, decidida nos mínimos detalhes”, lembrou, ressaltando a intensidade do embate.
A conquista da medalha de ouro no Katá e no Kumite por equipe foi descrita por ela como um dos momentos mais gratificantes da carreira. “Foi uma mistura de euforia, alívio e sensação de dever cumprido”, disse Beatriz.
Para a atleta, cada esforço valeu a pena, especialmente com o apoio dos colegas e da torcida. Mesmo com a derrota no Kumite individual para uma competidora de Rondônia, a experiência lhe trouxe grandes lições. “Aprendi que é preciso lutar no mais alto nível até o último instante, até o último ponto”, relatou, destacando a importância de manter a autoconfiança e o equilíbrio emocional.
Relação com a Educação Física
A relação de Beatriz com o karatê começou ainda na infância. Aos 3 anos, mesmo matriculada no balé, pediu para fazer karatê e, desde então, nunca mais deixou o tatame. Hoje, ostenta a faixa preta 2º dan e vê a prática como muito mais do que um esporte, para ela, é uma filosofia de vida, carregada de ensinamentos éticos e valores humanos. A decisão de cursar Educação Física na Unit veio naturalmente, reforçada por uma vivência repleta de esportes como surfe, skate, futebol e natação.
A estudante afirma que o curso tem sido essencial para seu desenvolvimento como atleta. A formação teórica e prática proporciona um entendimento mais aprofundado do corpo humano e da sua performance, ajudando-a a evoluir de forma mais estratégica. Para dar conta de tudo, estudos, treinos e competições, ela conta com muita organização, dedicação e o suporte de uma rede que entende a importância do esporte.
Com o olhar voltado para o futuro, Beatriz sonha em competir em campeonatos internacionais e também em expandir seus horizontes como profissional de Educação Física. Ela pretende se especializar em áreas ligadas ao esporte e às artes no exterior. “O que me impulsiona a seguir, mesmo com todos os obstáculos, é a possibilidade de ser uma referência para os pequenos atletas, assim como eu também tive os meus ídolos”, compartilha.
Fonte: Asscom Unit
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Prefeitura de Itabaiana inaugura sede própria do maior Cras da cidade

Governo Federal liberou hoje a portabilidade de empréstimos consignados antigos

Laranjeiras realiza o seminário Raízes e vivências da cultura popular para celebrar dia do folclore

Direto de Brasília 22/08/25
