Sefaz identifica irregularidades fiscais em empresas de Itabaiana

Duas empresas foram identificadas com inconsistências no volume de mercadorias armazenadas nos estabelecimentos

Por Redação do Portal A8SE e Sefaz 17/12/2024 17h17
Sefaz identifica irregularidades fiscais em empresas de Itabaiana
Foto: Sefaz/ Ascom

Nesta terça-feira (27), duas empresas foram identificadas com inconsistências no volume de mercadorias armazenadas, durante a operação "Fisco Presente" da Secretaria da Fazenda (Sefaz), no município de Itabaiana.

“Os proprietários relataram que as empresas não estavam realizando movimentação fiscal, o que significa a inexistência de registro de entrada e saída de mercadorias. Porém, ao realizarmos a visita, identificamos que havia um grande estoque de produtos, o que indica que eles foram adquiridos sem nota fiscal. Vamos realizar um levantamento desses itens para efetuar a cobrança do imposto e aplicar a multa, conforme prevê a legislação tributária”, ressalta a gerente de Trânsito de Mercadorias da Sefaz, Roberta Argolo.

Ao todo, foram fiscalizadas 43 empresas, sendo 25 do ramo de óticas e 18 de atividades diversas. Deste total, 13 empresas terão suas inscrições estaduais canceladas por não terem sido localizadas nos endereços de cadastro informados à Sefaz. Além disso, uma maquineta de cartão foi apreendida por não pertencer ao estabelecimento comercial onde estava sendo utilizada.

“Esses equipamentos precisam estar diretamente vinculados ao CNPJ da empresa para que o faturamento seja corretamente contabilizado. Quando isso não ocorre, ou seja, quando estão atrelados ao CPF do contribuinte, consideramos essa uma prática para omitir receitas e, consequentemente, de sonegação”, explica Roberta Argolo.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp