Secretaria de Segurança faz doação de 18 carros a associações e prefeituras

Um dos carros doados a uma associação foi vendido a um comerciante de Aracaju que mantém o veículo em seu pátio à mostra dos interessados em compra-lo

30/09/2015 19h00
Secretaria de Segurança faz doação de  18 carros  a associações e prefeituras
A8SE

A falta de viaturas  nas  Policias  Civil e Militar de  Sergipe  é um assunto que sempre  esteve  em pauta e  que parece de  difícil solução. É comum pessoas  irem até as  delegacias em busca de  ajuda da policia e  esbarrar  na falta de carros para fazer uma diligencia . Alheia a este  problema  a Secretaria de Segurança Pública  esbanja  generosidade  ao  doar  veículos em  bom estado de conservação para  Associações de  Moradores  da  capital e do interior como se a SSP  estivesse  com uma super  frota . Não é nada  disso, a SSP tem uma frota reduzida  e  hoje a  maioria dos  veículos  é locada , não justificando portanto  essa distribuição do  patrimônio público  sem nenhum critério. A  cada  carro  que a  SSP faz  doação  outro locado entra para substituir. Um negócio da  China  que  beneficia  a locadora  que a  cada  dia que passa  vê  seu contrato com o estado crescer  enquanto que a  frota  da SSP  diminui e  não demora  muito  vai a zero.

 

A farra  com os carros da  Secretaria de Segurança Pública é algo que  necessita  ser   explicada, o critério de escolha dos  contemplados  com a  doação também. Uma das associações  beneficiadas  com a doação  já vendeu o veículo  que foi adquirido por um comerciante de  carro usado de  Aracaju que  confirma a compra, mas   pede para  não ter seu nome  citado. A  compra  foi feita  diretamente  ao presidente da  Associação de  Moradores  do Povoado Várzea da Onça  em  Muribeca  Jean  Nascimento   que  também é vereador  naquele município .Ele preside  a Câmara  Municipal  e pertence ao Partido dos Trabalhadores. Conversamos com Jean  por telefone e ele  confirmou que   recebeu a  doação da SSP,  garante que o carro  ainda  está a disposição  da associação  mas tenta  nos tirar do foco dizendo que  recebeu  um Fiat Uno, quando na verdade a SSP  informa  que  doou uma caminhoneta  S-10, a mesma  que  está  a venda em  uma loja  da  Avenida Pedro Calazans aqui em Aracaju.

Nos últimos meses   foram  doados  dezoito  veículos a  associações de  moradores, prefeituras,secretarias de estado e até   um órgão federal. Veja  a lista  dos veículos doados e  os respectivos beneficiados:

1- Prefeitura Municipal de Arauá

UNO MILE- HZW-3755

UNO MILE- HZW- 0356

2- Prefeitura Municipal de Barra dos Coqueiros

SIENA- HZW 3615

SANTANA- HZX-8256

SANTANA- HZX-8256

SANTANA- HZY-4648

SANTANA- HZK-7768

3- Associação Várzea Grande (Muribeca)

S10- HZW-9256

4- Associação Guiomar Dias (Maruim)

SIENA- HZW-3095

5- ESSA- Esp. Solidário Santo Antônio

IPANEMA- HZE-2057

UNO MILE- HZV-9128

6- Soldados Mirins

UNO MILE- HZV-7978

7- CSM- Circunscrição de Serviço Militar

SANTANA- HZX-1677

SANTANA- HZY-4698

8- SEJUC-  Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania

CORSA- HZV-4158

SANTANA- HZY-4718

PARATI- HZR-8992

9- SEED- Secretaria de estado da Educação

S-10- HZX-5116

 

Em contato com  nossa  reportagem  a assessoria de  comunicação  enviou a  seguinte  explicação:

Os veículos são doados para organizações e administrações municipais que necessitem das viaturas para serviços importantes à comunidade.

 

É feita uma avaliação técnica por parte da Divisão de Transporte da SSP para saber se o carro ainda seria aproveitado para a atividade policial, caso esteja fora dos parâmetros definidos, acontece a cessão da viatura, no entanto, isto apenas é consumado com a avaliação e autorização da Procuradoria Geral do Estado (PGE).

 

     Quanto à ausência de viaturas, a SSP, desde 2007, realizou duas licitações para adquirir veículos. Caso algum cidadão chegue em um PAC ou em uma Delegacia ou ainda acione o 190 e algum servidor diga que não tem carro ou combustível para realizar o atendimento, o cidadão deve identificar o policial e fazer o registro na Corregedoria das Corporação para que a situação possa ser registrada. Hoje a SSP dispõe de uma frota de veículos adequada, nova, coerente à atividade da polícia e que está pronta para atender ao cidadão.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: