Secretaria da Saúde confirma causa da morte de professora por dengue grave

Maria Aparecida Santos Nazário faleceu no último dia 29

Por redação Portal A8SE 05/07/2022 17h24
Secretaria da Saúde confirma causa da morte de professora por dengue grave
foto: reprodução redes sociais

Nesta terça-feira (05), a Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju confirmou que a professora Maria Aparecida Santos Nazário faleceu por dengue grave. Antes, a SMS não tinha identificado a causa da morte.

Maria Aparecida faleceu no último dia 29. Na época, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) tinha pontuado que ela tinha sido vítima de complicações da dengue hemorrágica, no entanto, o atestado de óbito não apontou a causa da morte como dengue e o teste rápido realizado não identificou sinais de infecção recente da doença.
"A SMS informa que realiza ações diárias de combate ao aedes e reforça a necessidade de apoio da população na eliminação de focos de mosquito, não acumulando lixo e água parada. No último dia 1°, a gestão municipal iniciou o terceiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) do ano, por meio do qual mapeia bairros com maiores índices de infestação e programa ações de combate ao mosquito. Entre as ações realizadas diariamente estão visitas domiciliares, fumacê costal e mutirão de limpeza", disse a SMS.

O último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), realizado no mês de maio, indica que Aracaju está em médio risco de infestação de Aedes, com sete bairros com alto risco de surto ou epidemia. Dos 43 bairros de Aracaju, oito estão classificados em baixo risco (satisfatório), 28 estão em médio risco (alerta), e sete bairros estão classificados como alto risco de surto ou epidemia, que são: Santo Antônio, Japãozinho, Luzia, Ponto Novo, Pereira Lobo, Porto Dantas e Cidade Nova.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp