São Cristóvão passa a ofertar DIU na rede pública de saúde

UBS Mariano Nascimento e Masoud Jalali serão referências no procedimento, que contará com acompanhamento contínuo

Por Redação Portal A8SE 01/12/2025 14h57
São Cristóvão passa a ofertar DIU na rede pública de saúde
Foto: Divulgação

O município de São Cristóvão está ofertando a inserção do Dispositivo Intrauterino (DIU) na rede pública, ampliando o acesso a métodos contraceptivos seguros e eficazes. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (1º) pela Prefeitura da cidade.

As inserções do DIU serão realizadas nas UBS Mariano Nascimento e Masoud Jalali. Todas as unidades do município estão aptas a receber as usuárias para consultas de avaliação.

Atualmente, a rede municipal já disponibiliza pílulas anticoncepcionais, métodos injetáveis mensais e trimestrais, além de camisinhas femininas e masculinas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Com a incorporação do DIU, São Cristóvão reforça sua atenção à saúde sexual e reprodutiva, ofertando mais autonomia para que as mulheres possam decidir sobre seu corpo e seu futuro reprodutivo.

Segundo Maria Helena Andrade, coordenadora da Saúde da Mulher na SMS, o DIU é um dispositivo maleável e tem ampla possibilidade de adesão. “O dispositivo pode ser utilizado por mulheres, homens trans e adolescentes, desde que autorizados por um responsável”, afirmou.

Caso a paciente seja elegível, a indicação é registrada em formulário próprio e, a partir dele, a usuária é incluída na lista para inserção nas unidades de referência. Tanto o DIU de cobre, opção não hormonal, indicada inclusive para pessoas com predisposição à trombose ou para homens trans em uso de hormônio, quanto os outros métodos hormonais continuam disponíveis na rede.

Após a inserção, a usuária passa por acompanhamento contínuo. Uma ultrassonografia transvaginal é solicitada 30 dias depois para verificar a posição do DIU, e o acompanhamento deve seguir semestralmente para manutenção. As UBS permanecem disponíveis para atendimento sempre que a paciente sentir qualquer desconforto, desejar retirar o dispositivo ou buscar orientação.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp