Roteiro da peregrinação de Santa Dulce dos Pobres é definido; confira

Por Redação Portal A8SE e ASN 30/11/2021 16h05
Roteiro da peregrinação de Santa Dulce dos Pobres é definido; confira
Foto: ascom PMA

Nesta terça-feira, 30, o Governo de Sergipe, as prefeituras da capital e São Cristóvão, a Arquidiocese de Aracaju, o Instituto Banese e outros parceiros se reuniram para definir o roteiro de peregrinação em homenagem à Santa Dulce dos Pobres.

A antiga estrada entre São Cristóvão e Aracaju, que passa pelos povoados Caípe Novo e Candeal, na Cidade Mãe, e chega à Zona de Expansão da capital, foi escolhida por unanimidade. “Nos próximos dias, um projeto do que será essa rodovia será apresentado a esse mesmo grupo de trabalho para que possam opinar, mostrando os pontos de paradas, onde vai ter calçadão, onde vai ter pavimentação, entre outros. O governo do Estado vai assumir toda a infraestrutura nessa área para que a gente possa ter, em definitivo, o caminho de peregrinação Santa Dulce dos Pobres. A ideia é que a gente tenha um caminho perene. Agora é tocar o projeto, licitar a obra e começar no menor espaço de tempo possível”, afirmou Belivaldo Chagas.

A ação envolve a Arquidiocese de Aracaju e as prefeituras de Aracaju e São Cristóvão. A intenção é que os devotos da primeira santa brasileira possam conhecer locais que têm a lembrança da religiosa. O roteiro está previsto para ser iniciado na Paróquia Irmã Dulce dos Pobres, no bairro Aruana, em Aracaju, e ter seu ponto de chegada no Convento do Carmo, em São Cristóvão, onde a religiosa morou por mais de um ano. O percurso vai utilizar um caminho de mais de 16 km.

Para o prefeito Edvaldo Nogueira, o projeto é muito importante para capital sergipana e todo o estado. “Será o caminho da religiosidade, o caminho da fé. É o turismo religioso, incorporando duas cidades, Aracaju e São Cristóvão, e que vai favorecer o desenvolvimento da região. Tenho certeza que será um grande marco na história das nossas cidades", destacou.

O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, evidenciou a grandeza da obra. “É uma obra superimportante, que transcende a questão puramente religiosa, transcende a questão do caminho propriamente dito para, digamos assim, pessoas de fora, porque tem um componente que vai mudar para melhor a vida das pessoas que moram no trajeto. Temos povoados que, hoje, as estradas não são pavimentadas e serão, o que é muito importante”, pontuou.

Santa Dulce dos Pobres

Nascida na Bahia, foi no município sergipano de São Cristóvão que Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes virou freira e recebeu o nome de Irmã Dulce, em homenagem a sua mãe. Outros aspectos ligam a Santa ao estado, como o fato de o primeiro milagre reconhecido pelo Vaticano ter sido no município de Itabaiana. Já em Aracaju, no bairro Aruana, fica localizada a primeira paróquia a levar o nome de Irmã Dulce.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp