Roteiro da peregrinação de Santa Dulce dos Pobres é definido; confira
Nesta terça-feira, 30, o Governo de Sergipe, as prefeituras da capital e São Cristóvão, a Arquidiocese de Aracaju, o Instituto Banese e outros parceiros se reuniram para definir o roteiro de peregrinação em homenagem à Santa Dulce dos Pobres.
A antiga estrada entre São Cristóvão e Aracaju, que passa pelos povoados Caípe Novo e Candeal, na Cidade Mãe, e chega à Zona de Expansão da capital, foi escolhida por unanimidade. “Nos próximos dias, um projeto do que será essa rodovia será apresentado a esse mesmo grupo de trabalho para que possam opinar, mostrando os pontos de paradas, onde vai ter calçadão, onde vai ter pavimentação, entre outros. O governo do Estado vai assumir toda a infraestrutura nessa área para que a gente possa ter, em definitivo, o caminho de peregrinação Santa Dulce dos Pobres. A ideia é que a gente tenha um caminho perene. Agora é tocar o projeto, licitar a obra e começar no menor espaço de tempo possível”, afirmou Belivaldo Chagas.
A ação envolve a Arquidiocese de Aracaju e as prefeituras de Aracaju e São Cristóvão. A intenção é que os devotos da primeira santa brasileira possam conhecer locais que têm a lembrança da religiosa. O roteiro está previsto para ser iniciado na Paróquia Irmã Dulce dos Pobres, no bairro Aruana, em Aracaju, e ter seu ponto de chegada no Convento do Carmo, em São Cristóvão, onde a religiosa morou por mais de um ano. O percurso vai utilizar um caminho de mais de 16 km.
Para o prefeito Edvaldo Nogueira, o projeto é muito importante para capital sergipana e todo o estado. “Será o caminho da religiosidade, o caminho da fé. É o turismo religioso, incorporando duas cidades, Aracaju e São Cristóvão, e que vai favorecer o desenvolvimento da região. Tenho certeza que será um grande marco na história das nossas cidades", destacou.
O prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, evidenciou a grandeza da obra. “É uma obra superimportante, que transcende a questão puramente religiosa, transcende a questão do caminho propriamente dito para, digamos assim, pessoas de fora, porque tem um componente que vai mudar para melhor a vida das pessoas que moram no trajeto. Temos povoados que, hoje, as estradas não são pavimentadas e serão, o que é muito importante”, pontuou.
Santa Dulce dos Pobres
Nascida na Bahia, foi no município sergipano de São Cristóvão que Maria Rita de Sousa Brito Lopes Pontes virou freira e recebeu o nome de Irmã Dulce, em homenagem a sua mãe. Outros aspectos ligam a Santa ao estado, como o fato de o primeiro milagre reconhecido pelo Vaticano ter sido no município de Itabaiana. Já em Aracaju, no bairro Aruana, fica localizada a primeira paróquia a levar o nome de Irmã Dulce.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Hoje, 24 de outubro, é o dia da sergipanidade
Memorial de Sergipe Professor Jouberto Uchôa realiza programação especial no dia da sergipanidade
Direto de Brasília 24/10/25 - Entrevista com o deputado federal Duarte Júnior, do PSB do Maranhão
200 anos do legislativo são enaltecidos no dia da sergipanidade
Hemose amplia rede de atendimento com o novo posto de coleta no shopping Jardins em Aracaju
Mais acessadas
Maratona de Aracaju Banese 2025 consagra João Marcos Ferreira e Adriana Gonçalves em estreia histórica
Motociclista morre em colisão com carro na SE-230, em Canindé de São Francisco
Campus Party Weekend Aracaju supera expectativas e registra 10 mil participantes
Motociclista morre após colisão lateral na SE-175, em Ribeirópolis
“Vidas em Equilíbrio” mostra a força do RenovaBR em Sergipe e o protagonismo de Marcelle Eloy na promoção da saúde e sustentabilidade
Mais notícias
-
3 minutos Maratona de Aracaju Banese 2025 consagra João Marcos Ferreira e Adriana Gonçalves em estreia histórica
-
33 minutos Campus Party Weekend Aracaju supera expectativas e registra 10 mil participantes
-
2 horas, 56 minutos “Vidas em Equilíbrio” mostra a força do RenovaBR em Sergipe e o protagonismo de Marcelle Eloy na promoção da saúde e sustentabilidade