Rizicultores contabilizam prejuízo de R$1,2 milhões na safra de arroz após enchentes em Neópolis
A Codevasf informou que medidas estão sendo adotadas para regularizar a drenagem do acúmulo de água na região.
Redação do Portal A8SE
Os rizicultores do município de Neópolis contabilizaram um prejuízo estimado em R$1,2 milhões na perda da safra de arroz após serem atingidos pelas enchentes no último final de semana. A situação afeta cerca de 25 produtores que fazem parte do projeto Continguiba/Pindoba, situado na região do Baixo São Francisco.
Segundo o rizicultor Luciano Nascimento, os danos provocados pelo grande volume de chuvas comprometeram quarenta lotes que estavam prontos para a colheita. "Houve um aumento na safra, mas a falta de colheitadeiras implicou no atraso do recolhimento da produção de cinquenta alteres de arroz por lote. Então o prejuízo foi grande, tendo em vista que a maioria dos produtores fazem financiamento próprio e não possuem seguro", disse.
No total, choveu cerca de 659 milímetros em todo o estado, apresentando maior índice pluviométrico no Alto Sertão e na Grande Aracaju, que causaram alagamentos em pelo menos 17 municípios. As precipitações foram previstas pela Coordenadoria de Meteorologia e Mudanças Climáticas, que apontou a ocorrência de um fenômeno meteorológico adverso com duração de 72h.
Em nota, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) disse que "desde a última sexta-feira (24), a região acumulou mais de 150 mm de precipitações ocorridas em curtos espaços de tempo, índice muito acima do habitual nessa época do ano, resultando em uma situação que foge ao planejamento das ações de operação e manutenção".
A Codevasf ainda informou que, ao tomar ciência da situação, adotou as medidas cabíveis para regularizar a drenagem do acúmulo de água nos projetos de irrigação Propriá, Cotinguiba/Pindoba e Betume; e emitiu ordem para ampliar a quantidade de máquinas à disposição do serviço com o objetivo de facilitar o escoamento da bacia hidráulica.
