Chuvas causam transtornos e alagamentos em 14 municípios de Sergipe

No total, choveu cerca de 659 milímetros em todo o estado, com maior índice pluviométrico no Alto Sertão e na Grande Aracaju.

Por Redação do Portal A8SE 27/12/2021 10h31
Chuvas causam transtornos e alagamentos em 14 municípios de Sergipe
Ruas da cidade Porto da Folha amanheceram alagadas após o último final de semana. Foto: Reprodução/Redes Sociais

As fortes chuvas registradas no último final de semana causaram transtornos e pontos de alagamentos em pelo menos 14 municípios de Sergipe. A informação foi confirmada pela Defesa Civil do estado nesta segunda-feira (27).

Segundo o órgão, as equipes municipais atuaram de acordo com a necessidade de cada região. No total, choveu cerca de 659 milímetros em todo o estado, com maior índice pluviométrico no Alto Sertão e na Grande Aracaju. As precipitações foram previstas pela Coordenadoria de Meteorologia e Mudanças Climáticas, que apontou a ocorrência de um fenômeno meteorológico adverso com duração de 72h.

Entre as ocorrências verificadas, uma enchente em Porto da Folha fez o riacho Capivara transbordar, atingindo várias casas e propriedades rurais. Três famílias ficaram desalojadas. Já em Campo do Brito, onze pessoas, sendo oito crianças e três adultos, foram retiradas das residências e estão sendo amparadas pela prefeitura.

Em Ribeirópolis, houve perda de colheitas; e na cidade de Neópolis os produtores de arroz também perderam parte da safra que não havia sido colhida. Técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba encontram-se na localidade para analisar a situação.

As outras cidades atingidas pelos alagamentos foram: Santa Rosa de Lima (ponte com rachaduras); Poço Redondo; Salgado; Santana do São Francisco (telhados danificados e interrupção de energia elétrica); Telha; Pacatuba (queda de árvores e casas danificadas); Canindé do São Francisco (comunidade isolada); São Cristóvão (queda de poste e árvore); e Carira (estradas danificadas).

Serviço de alerta

O serviço de alerta está disponível através do SMS 40199, o qual possibilita o recebimento antecipado das informações sobre possibilidade de chuvas, maré, ventos fortes e outros fenômenos que demandem maior atenção e cuidados.

Para realizar o cadastro, é necessário enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp