Relatório indica regiões dos Cânions de Xingó com risco de desplacamento de rocha
Após mapeamento, medidas de segurança serão estabelecidas para maior segurança da região

O relatório do projeto de mapeamento de áreas de risco na região dos Cânions de Xingó, entre a divisa de Sergipe e Alagoas, foi finalizado e entregue ao Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil de Sergipe (Depec), pelo Serviço Geológico do Brasil. O resultado apontou as áreas específicas de riscos e apresentou sugestões para solucionar possíveis problemas.
Participaram da reunião a Defesa Civil de Sergipe e Alagoas, com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), as prefeituras de Canindé de São Francisco, em Sergipe; Piranhas, Olho D’água dos Casado e Delmiro Gouveia, estado de Alagoas; e Paulo Afonso, na Bahia; com os operadores de turismo da região, Marinha do Brasil e ICMBIO e a Associação dos Operadores Turísticos do Lago de Xingó.
O mapeamento surgiu como uma medida preventiva após o desastre que aconteceu no mês de janeiro, no município de Capitólio em Minas Gerais. De acordo com o diretor da Defesa Civil do Estado, o tenente coronel Luciano Queiroz, o relatório constatou que das 19 áreas vistoriadas, 13 apresentam risco de desplacamento de rocha e rolamento de pedras, entretanto já existe uma orientação aos responsáveis pelas embarcações turísticas que frequentam o local para não se aproximarem dos paredões o que diminui em 95% o risco para os frequentadores da região.
“Além disso já estão sendo providenciadas a colocação de boias sinalizadoras no local, para delimitar a área que não pode ser acessada pelos banhistas e embarcações. Além disso, a Marinha do Brasil vai determinar os locais onde serão colocadas as boias e os locais de paradas das embarcações turísticas, com a finalidade de eliminar totalmente qualquer risco para os frequentadores”, explica.
Para Patrícia Vitor, secretária de Turismo e Cultura de Canindé, o cenário apresentado no relatório já era esperado. "Os resultados foram satisfatórios, dentro do que esperávamos, nos causando tranquilidade, nos respaldando nos trabalhos de prevenção", disse.
Uma parceria público-privada vai contratar geólogos para que os cânions sejam monitorados regularmente e que a análise do estudo traz orientações para as providenciadas que já estão sendo tomadas para garantir a segurança nas áreas com embasamentos para aumentam ainda mais a segurança na região.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Nesta quinta feira é celebrado o dia nacional de combate à discriminação racial

Governo do Estado apresentou os contemplados pelo programa Bolsa Atleta

Direto de Brasília 03/07/25

Sergipe se mantém com o menor custo da construção civil do Brasil

Governo do Estado e a FHS não podem substituir profissionais admitidos por contratos temporários
Mais acessadas
Prêmio milionário estimado em R$ 3,5 milhões é sorteado na Mega-Sena
Apresentação da Orsse celebra Beethoven e Emancipação Política de Sergipe
Júnior Torres deixa a presidência do Sergipe por motivos pessoais
Hemose registra mais de 13 mil doações de sangue no primeiro semestre de 2025
Jogador do Liverpool morre em acidente de carro na Espanha
Mais notícias
-
14 horas, 7 minutos Justiça proíbe substituição de contratados da Fundação Hospitala de Saúde de Sergipe
-
14 horas, 43 minutos Oito ônibus climatizados passam a circular em Nossa Senhora do Socorro
-
16 horas, 55 minutos Hemose registra mais de 13 mil doações de sangue no primeiro semestre de 2025