Relatório indica regiões dos Cânions de Xingó com risco de desplacamento de rocha
Após mapeamento, medidas de segurança serão estabelecidas para maior segurança da região

O relatório do projeto de mapeamento de áreas de risco na região dos Cânions de Xingó, entre a divisa de Sergipe e Alagoas, foi finalizado e entregue ao Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil de Sergipe (Depec), pelo Serviço Geológico do Brasil. O resultado apontou as áreas específicas de riscos e apresentou sugestões para solucionar possíveis problemas.
Participaram da reunião a Defesa Civil de Sergipe e Alagoas, com a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), as prefeituras de Canindé de São Francisco, em Sergipe; Piranhas, Olho D’água dos Casado e Delmiro Gouveia, estado de Alagoas; e Paulo Afonso, na Bahia; com os operadores de turismo da região, Marinha do Brasil e ICMBIO e a Associação dos Operadores Turísticos do Lago de Xingó.
O mapeamento surgiu como uma medida preventiva após o desastre que aconteceu no mês de janeiro, no município de Capitólio em Minas Gerais. De acordo com o diretor da Defesa Civil do Estado, o tenente coronel Luciano Queiroz, o relatório constatou que das 19 áreas vistoriadas, 13 apresentam risco de desplacamento de rocha e rolamento de pedras, entretanto já existe uma orientação aos responsáveis pelas embarcações turísticas que frequentam o local para não se aproximarem dos paredões o que diminui em 95% o risco para os frequentadores da região.
“Além disso já estão sendo providenciadas a colocação de boias sinalizadoras no local, para delimitar a área que não pode ser acessada pelos banhistas e embarcações. Além disso, a Marinha do Brasil vai determinar os locais onde serão colocadas as boias e os locais de paradas das embarcações turísticas, com a finalidade de eliminar totalmente qualquer risco para os frequentadores”, explica.
Para Patrícia Vitor, secretária de Turismo e Cultura de Canindé, o cenário apresentado no relatório já era esperado. "Os resultados foram satisfatórios, dentro do que esperávamos, nos causando tranquilidade, nos respaldando nos trabalhos de prevenção", disse.
Uma parceria público-privada vai contratar geólogos para que os cânions sejam monitorados regularmente e que a análise do estudo traz orientações para as providenciadas que já estão sendo tomadas para garantir a segurança nas áreas com embasamentos para aumentam ainda mais a segurança na região.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Uso excessivo do celular tem causado um impacto cada vez mais preocupante na saúde da coluna

SEBRAE lança quinta edição do maior evento de marketing digital do norte e nordeste

Nesta quarta-feira foi lançado o projeto Athena, no Centro de Excelência Atheneu Sergipense

Assembleia Legislativa de Sergipe homenageia maçonaria

Ministério da Saúde alerta sobre sarampo
Mais acessadas
Cras Itinerante leva serviços sociais e oficinas à comunidade do São Conrado nesta sexta (22)
Exposição "Amanhã ao acordarem, continuem sonhando" de Alfi Gristelli é celebrada na Galeria J. Inácio
Aracaju sediará Conferência Nacional de Engenharia e Agronomia no dia 30 de agosto
Lamarão recebe primeira edição do projeto “Tamo Junto Aracaju” neste sábado (23)
Turismo de Aracaju apresenta crescimento expressivo no 1º semestre de 2025
Mais notícias
-
3 horas, 51 minutos Jovem desaparecida há 12 dias é encontrada em área de mata em Porto da Folha
-
4 horas, 13 minutos Aracaju sediará Conferência Nacional de Engenharia e Agronomia no dia 30 de agosto
-
5 horas, 7 minutos Manutenção emergencial em adutora interrompe abastecimento de água na Grande Aracaju nesta sexta (22)