Recursos federais são liberados para reconstrução da ponte de Santa Rosa de Lima e cratera de Japaratuba


O Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil da Secretaria de Estado da Inclusão Social – Depec/SEIT recebeu resposta positiva do Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR acerca da liberação de recursos federais para a execução de ações de resposta aos municípios de Santa Rosa de Lima e Japaratuba. Os recursos foram solicitados pelas Defesas Civis Estadual e Municipais, em razão dos danos causados pelas fortes chuvas que assolaram o estado de Sergipe no último mês de julho. Entre o último dia 23 e o dia 27 de dezembro, o governo de Sergipe foi oficialmente informado da liberação de exatamente R$ 2.010.568,53 para a recuperação da ponte que liga Divina Pastora a Santa Rosa de Lima; e mais R$ 506.655,59 para ações de resposta em Japaratuba, onde uma cratera de 2.346 m² se abriu, destruindo cinco casas, comprometendo outras 16 e parte da tubulação do sistema de drenagem.
O cel. Alexandre José, diretor da Defesa Civil Estadual, explica como, na prática, se dará a liberação dos valores. “O recurso de Santa Rosa irá diretamente para o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe – DER, que participou da elaboração do laudo necessário à solicitação que fizemos, e é quem vai realizar a licitação para a execução da obra - em rito ordinário, pelo porte e tempo estimado para conclusão, e por se tratar de recurso de reconstrução. O processo de prestação de contas, por sua vez, será feito via Defesa Civil Estadual. O próximo passo é o envio da documentação, que já está sendo providenciada pelo DER. Inicialmente, virão 30% do recurso e, a partir da comprovação do início da obra, fazendo a prestação de contas parcial, virá a parcela de 70%, em seguida”, detalha.
Segundo o prefeito de Santa Rosa de Lima, Luiz Roberto Azevedo, com a interdição da ponte, o acesso do municipio até Aracaju vem sendo feito por uma antiga estrada vicinal, que passa por dentro de uma fazenda e representa um desvio de cerca de 3 km para os habitantes que transitam pelo local. "Por isso, a notícia da liberação desse recurso nos deu uma grande sensação de alívio, que vai ser ainda maior quando a gente vir as máquinas funcionando, tocando essa obra tão importante", afirmou o prefeito.
Já o recurso de Japaratuba, será enviado diretamente para o município, segundo informa o cel. Alexandre. “Da mesma forma que aconteceu com Riachuelo, o recurso de Japaratuba será repassado para o município pelo governo Federal, através do Cartão de Pagamento de Defesa Civil - CPDC - forma exclusiva de execução dos recursos federais repassados para as ações de resposta que compreendem socorro, assistência às vítimas e restabelecimento dos serviços essenciais. No caso de Japaratuba, a solicitação de recursos feita pelo município e aprovada envolveu ações de limpeza do local, impermeabilização do solo para que não haja penetração de águas pluviais, colocação de tubos de concreto e a contenção da área de risco, visando ao restabelecimento da normalidade do local, para evitar que o processo erosivo seja ampliado”, explicou o cel. Alexandre.
No município, a prefeita Lara Moura e a Defesa Civil Municipal, em parceria com Defesa Civil Estadual, vêm buscando soluções para minimizar os problemas existentes na região conhecida como "Barragem", que colocavam em risco a população. "A chegada dos recursos disponibilizados pela Defesa Civil Nacional possibilitará a construção de um canal para a correta drenagem das águas pluviais da região, minimizando a possibilidade de ocorrência de novos desastres", concluiu Otávia Fernanda, coordenadora de Defesa Civil do Município.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Hospital de Cirurgia se prepara para oferecer atendimento pediátrico de alta complexidade

Programa de intervenção vem trazendo resultados positivos com crianças e adolescentes com TEA

Pesquisa mostra que o acesso à rede, pode parecer simples, mas não é tão fácil

Direto de Brasília 17/09/25 - Aprovada PEC blindagem

Caso Lael: até sexta-feira a justiça vai ouvir várias testemunhas pela morte do advogado
Mais acessadas
Aracaju sediará Congresso Brasileiro de Microbiologia e o Food Micro Latino em outubro de 2025
Aracaju sediará o I Fórum das Cidades Sergipanas para debater planejamento urbano e ordenamento jurídico
Governo Lula se mantém com 51% de desaprovação e 46% de aprovação, mostra pesquisa Quaest
Governo de Sergipe inicia pagamento dos servidores estaduais em 29 de setembro
Projeto “Tamo Junto Aracaju” leva serviços de saúde ao bairro Industrial neste sábado (20)
Mais notícias
-
9 horas, 44 minutos Incêndio atinge apartamento na Barra dos Coqueiros
-
13 horas, 8 minutos Decreto prevê desapropriação de 85 mil metros quadrados para construção da nova ponte Aracaju-Barra
-
13 horas, 30 minutos Hospital de Cirurgia realiza primeiro implante do dispositivo Impella pelo SUS em Sergipe