Recuperação do terceiro pilar de sustentação da ponte sobre o rio Japaratuba pode ter serviço concluído até fim de janeiro
Os trabalhos de escoramento dos pilares centrais da ponte sobre o Rio Japaratuba, no município de Pirambu, Litoral Norte do Estado, estão bem adiantados. O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) e o Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), já realiza o trabalho no terceiro bloco da ponte que deve ser concluído até o fim deste mês.
Iniciados na última semana, os trabalhos são essenciais para a recuperação dos quatro pilares centrais de sustentação da ponte, uma vez que em razão de estarem bastante danificados, a restauração de cada um deles só pode ser iniciada após o escoramento, visto que esse tipo de operação é que garantirá a segurança dos profissionais durante todo o processo, bem como reforçará a estrutura, livrando-a de um possível desabamento. A montagem depende da maré e acaba atrasando o trabalho.
De acordo com o engenheiro civil do DER, Geraldo Moraes, o andamento dos serviços atende ao cronograma estabelecido. "Já fizemos a recuperação dos dois pilares em terra firme, logo abaixo da cabeceira da ponte, estamos fazendo um do segundo bloco e iniciaremos a restauração do pilar vizinho. Já nos quatro pilares centrais, iniciamos a montagem do escoramento do terceiro bloco, que consiste na implantação das treliças, base reguladora e andaimes, serviços estes que iniciam na base do bloco do pilar até a parte superior", explica.
O engenheiro fiscal acrescenta que os trabalhos prosseguirão céleres. "Temos um efetivo de 10 profissionais que executam o escoramento no terceiro bloco, cuja conclusão está prevista para até o dia 15 de janeiro. Posteriormente, faremos o escoramento do quarto bloco, e, somente após a finalização é que os serão iniciadas a recuperação individual de cada um dos pilares", reitera.
O Governo do Estado ressalta que nenhum veículo tem o consentimento para transitar pela ponte durante este período de interdição, uma vez que a mesma apresenta riscos e, por segurança, só será liberada parcialmente para o tráfego quando forem feitos os serviços de escoramento e reparos necessários.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Natal; o verdadeiro significado dessa data tão especial que celebra o nascimento do menino Jesus
Quem vai viajar neste período de férias precisa ficar atento para evitar transtornos
Filarmônica Nossa Senhora da Conceição do município de Itabaiana completa 280 anos de história
Número de acidentes envolvendo motocicletas continuam a chamar atenção
Natal e Ano Novo; para uma parcela da população essas datas são dias normais na rotina de trabalho
Mais acessadas
Colisão traseira com moto mata ciclista na SE-245, em Riachuelo
Lei garante mamografia pelo SUS para mulheres a partir dos 40 anos
Suspeito de tráfico de drogas em Monte Alegre é preso
Últimos dias para inscrições na II Mostra Travessias: Cinema–Educação em Sergipe
Secretaria da Fazenda intensifica fiscalizações em rodovias sergipanas neste final de ano
Mais notícias
-
14 horas, 35 minutos Trabalhadores dos Correios entram em greve em Sergipe após rejeição de proposta no TST; estatal mantém atendimento
-
16 horas, 4 minutos Compras de última hora movimentam o centro de Aracaju na véspera de Natal
-
16 horas, 39 minutos Carro capota após bater em ponte na SE-270, em Simão Dias; motorista fica ferido