Receita Federal investiga municípios sergipanos por suspeita de fraudes fiscais
Esquema teria gerado mais de R$ 200 milhões em créditos indevidos; gestores podem responder civil e criminalmente
Um suposto esquema de fraude fiscal envolvendo administrações municipais de Sergipe tem chamado a atenção das autoridades.
A Receita Federal confirmou que cerca de 30 municípios do estado estão sob investigação por suspeita de compensações irregulares, que podem ultrapassar R$ 200 milhões em créditos indevidos.
Como funcionava o esquema
De acordo com o delegado da Receita Federal em Sergipe, André Passos, as prefeituras investigadas apresentaram Declarações de Compensação (DCOMPs) para tentar extinguir débitos previdenciários confessados em DCTFWeb.
A justificativa usada era a existência de créditos previdenciários supostamente resultantes de recolhimentos anteriores via Guia da Previdência Social (GPS).
No entanto, ao cruzar as informações, a Receita constatou que esses créditos eram inexistentes, caracterizando o uso de documentos falsos.
Segundo o órgão, a prática envolve declarações fraudulentas, simulação e abuso de direito, o que pode configurar responsabilidade penal e administrativa.
A Receita instaurou diversos procedimentos para analisar cada caso em detalhe e alerta que gestores municipais poderão responder civil e criminalmente pelas irregularidades.
Alerta às administrações municipais
A Receita Federal destacou ainda que está à disposição para orientar os municípios e verificar a existência real de créditos compensáveis. O objetivo é evitar que novas irregularidades prejudiquem as contas públicas e a imagem das gestões locais.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
PF investiga invasão de 142 contas da Caixa e bloqueia mais de R$ 255 mil
11 mulheres foram mortas neste ano em Sergipe, vítimas de feminicídio
Polícia Civil prende investigado por tentativa de feminicídio em Itabaianinha
Família de mulher com doença degenerativa pede ajuda para assegurar sobrevivência