Projeto inspirado nas avós sergipanas leva Sergipe à Bienal de Arquitetura Brasileira, em São Paulo

“Relicário de Vóinha”, do Mangaba Estúdio, foi o projeto vencedor do concurso nacional que escolheu os pavilhões estaduais da primeira edição da BAB, no Parque Ibirapuera

Por Redação do Portal A8SE, com informações da Assessoria de Imprensa 28/01/2026 13h08
Projeto inspirado nas avós sergipanas leva Sergipe à Bienal de Arquitetura Brasileira, em São Paulo
Foto: Divulgação

Sergipe estará representado na primeira edição da Bienal de Arquitetura Brasileira (BAB), que acontece entre os dias 25 de março e 30 de abril de 2026, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. O estado participa do evento por meio do projeto “Relicário de Vóinha”, desenvolvido pelo Mangaba Estúdio, vencedor do concurso nacional que selecionou os pavilhões representantes de cada unidade da federação.

Inédito no país, o evento reunirá, pela primeira vez, todos os estados brasileiros em um único espaço expositivo, apresentando diferentes formas de morar, construir e pensar a arquitetura a partir das realidades regionais.

Arquitetura Afetiva

value.image
Um dos espaços do projeto "Relicário de Vóinha"

O projeto sergipano propõe uma arquitetura contemporânea inspirada na memória afetiva das casas das avós, valorizando elementos como quintais, alpendres, rituais do cotidiano e o cuidado como base do morar nordestino.

Essas referências são traduzidas em uma linguagem atual, sensível e não caricata, resultando em uma proposta de “casa que respira”, aberta à luz, à convivência e à identidade local.

Além da arquitetura, o pavilhão contará com a participação de artistas e criadores sergipanos, ampliando a visibilidade da produção cultural do estado e fortalecendo a economia criativa em um evento de alcance nacional.

value.image
"Essas referências são traduzidas em uma linguagem atual, sensível e não caricata, resultando em uma proposta de “casa que respira”

A participação na Bienal posiciona Sergipe no cenário nacional da arquitetura e da cultura, reafirmando o estado como território de criação, identidade e inovação.

O Mangaba Estúdio é um escritório de arquitetura sergipano que atua nas áreas de arquitetura, expografia e interiores, desenvolvendo projetos a partir da relação entre memória, território e contemporaneidade.

O estúdio também foi responsável pela expografia da 14ª Bienal Brasileira de Design, realizada em dezembro de 2024, em Aracaju a primeira edição do evento sediada no Nordeste.

value.image
Equipe do Mangaba estúdio

A equipe responsável pelo projeto é formada por Ariel Luana Menezes, Babi Monteiro, Cassiano Silveira, Cayo Alcantara, Cecília Sales, Dara Maria, Giovanna Arruda e Ptrucio Argolo.

Mais informações sobre a Bienal de Arquitetura Brasileira estão disponíveis no perfil oficial do evento, @bienaldearquiteturabrasileira, e no site institucional.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp