Projeto "Incluir Praiaju" oferece banho assistido para PCDs em Aracaju
Iniciativa será realizada às sextas-feiras, a partir do dia 15, na Praia da Cinelândia

Na próxima sexta-feira (15), o Projeto Estrelas do Mar lança oficialmente o programa permanente “Incluir Praiaju”, que promoverá banho assistido para pessoas com deficiência (PCDs) na Praia da Cinelândia, localizada na Orla de Atalaia, em Aracaju.
A ação ocorrerá todas as sextas-feiras, sempre das 8h30 às 12h, com previsão de atendimento a pelo menos 20 pessoas por edição. Neste mês de agosto, as atividades estão programadas para os dias 15, 22 e 29.
A primeira experiência com banho assistido foi realizada em março deste ano, durante as comemorações pelos 170 anos de Aracaju. Segundo a diretora de Planejamento Turístico da Setur, Eline Costa, a excelente recepção à iniciativa motivou a criação de uma versão permanente, agora ampliada com práticas esportivas inclusivas.
“A gente busca ampliar com mais atividades esportivas, como a prática do bodyboarding e o vôlei sentado”, explicou Eline.
Capacitação para os voluntários
Para garantir a segurança e o preparo da equipe envolvida no projeto, foi realizada uma oficina de capacitação com todos os participantes da ação. O treinamento foi dividido em etapas teóricas e práticas, abordando tanto os aspectos técnicos quanto o acolhimento humanizado aos participantes.
A oficina foi ministrada por Nilan Santiago, presidente do Projeto Estrelas do Mar. “Nosso objetivo foi mostrar, na prática, como será a dinâmica do banho assistido, quebrar a ansiedade do primeiro dia e garantir que todos estejam prontos. Acredito que foi um sucesso: os participantes tiraram dúvidas e se mostraram muito engajados. Na sexta-feira, com certeza, será um momento de muita alegria”, destacou Nilan.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Especialista fala sobre a guarda de uma criança quando ela perde um de seus genitores

Direto de Brasília 07/08/25 - Retoma Câmara Federal

Começa o planejamento para a segurança do Pré - Caju 2025

Tribunal de Justiça reconheceu a legalidade da norma estadual que criou a microrregião de saneamento
