Projeto da UFS leva estudantes a explorarem manguezais do rio Poxim

Ação faz parte do projeto de extensão "A Escola, o Manguezal e o Remo — EMARE", da UFS

Por Redação Portal A8SE 08/10/2024 19h03
Projeto da UFS leva estudantes a explorarem manguezais do rio Poxim

Nesta terça-feira (8), alunos do Colégio Estadual Prof. Joaquim Vieira Sobral e Graduandos de Biologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizaram uma visita expedicionária à Escola de Remo Cajueiros e ao rio Poxim e seus manguezais.

Além de promover espaços de investigação e discussões sobre o papel dos manguezais do rio Poxim e dos seus serviços ecossistêmicos, o projeto de extensão “A Escola, o Manguezal e o Remo — EMARE”, busca o fortalecimento do ambiente da escola de remo como espaço de aprendizagem sobre a conservação do rio.

A ação envolve aulas, oficina de fotografia, palestras e investigação de campo, para que os participantes conheçam a situação ambiental e proponham soluções para a crise socioambiental vivida na atualidade.

As atividades são realizadas por professores pesquisadores e graduandos bolsistas do projeto de extensão e tem o objetivo de preparar os alunos para a produção de uma exposição sobre os manguezais do rio Poxim, que será realizada no encerramento do projeto.

Para a coordenadora do projeto de extensão EMARE e professora do Departamento de Biologia da UFS, Sindiany Caduda, o projeto promove uma formação de extensão avançada junto à escola e à comunidade. “O propósito da Universidade é estimular a investigação científica a partir do uso de Metodologias Ativas junto aos estudantes, que deverão investigar questões ambientais relacionadas ao rio Poxim e aos manguezais pensando na sua sustentabilidade.”

As ações do projeto na Escola de Remo prosseguem hoje à tarde e serão realizadas com novas turmas de alunos na próxima quinta-feira (10) pela manhã e tarde.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp