Programas 'Opera e Enxerga Sergipe': saiba como se cadastrar para cirurgias eletivas
Somados, os dois programas chegam a mais de 15 mil procedimentos cirurgicos nos últimos 10 meses

Os programas "Opera Sergipe" e "Enxerga Sergipe" são iniciativas do Governo de Estado que colocam à disposição da população cirurgias eletivas de diversas especialidades e níveis de complexidade, com prazos de espera reduzidos.
De acordo com o Secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, os programas realizam entre 1500 a 2000 cirurgias por mês no estado.
Atualmente, o "Opera Sergipe" oferta 15 procedimentos, dentre eles: cirurgias de vesícula, hérnia, vasectomias e cirurgias ginecológias.
As operações são feitas por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS) ou através dos prestadores distribuídos nas instituições filantrópicas que tem parceria com o estado.
Em entrevista para a TV Atalaia, no programa Balanço Geral Manhã, o secretário informou que a meta para o segundo semestre é expandir a atuação dos programas para atingir casos de alta complexidade.
"Algumas especialidades que estão no radar para serem contempladas são a cirurgia bariátrica e de reconstrução do trânsito intestinal", disse o secretário.
Já o "Enxerga Sergipe" tem priorizado na primeira fase do programa as cirurgias de catarata e pterígio, demandas reprimidas no estado.
Dificuldade no cadastro
A produção do portal A8SE e da TV Atalaia recebem diariamente inúmeras denúncias de pessoas que esperam há anos por uma cirurgia, muitas com urgência.
O número divulgado na semana passada é de quase 5 mil pacientes na fila de espera para cirurgias eletivas no Estado. Ao questionar o Secretário de Estado da Saúde sobre a situação, o mesmo disse que existem inúmeras filas nos municípios, que não necessariamente incluem a participação nos programas.
É necessário procurar a UBS e manifestar interesse em participar dos programas para realizar o cadastro e entrar na fila específica.
"Nossa preocupação é higienizar essa fila e atualizar o cadastro dos pacientes. Por isso, a atuação em conjunto com o município é relevante, já que são eles que atualizam esse sistema", informa o secretário.
Como se candidatar
Para se cadastrar nos programas "Opera e Enxerga Sergipe", o paciente deve fazer os seguintes passos:
- Buscar a sua Unidade Básica de Saúde e manifestar interesse para participar dos programas;
- Fazer a consulta da triagem médica para checar se o seu caso se encaixa na primeira fase dos programas. Caso sim, ele será redirecionado;
- Esperar o tempo médio de 40 dias para resposta a partir da inscrição no programa. É possível acompanhar todo o progresso pelo aplicativo Opera Sergipe, disponível nos sistemas IOS e Android;
Mais vídeos

Hoje acontece a entrega da restauração do Museu Histórico de Sergipe

Defesa Civil emite alerta de chuvas e ventos em Aracaju até o domingo

Conheça a vencedora do desafio de receitas TV Atalaia Coringa

Justiça determina o bloqueio de 220 milhões de reais referentes a outorga da concessão da Deso
