Programa 'Caminhos Africanos 2025' oferece intercâmbios para professores e estudantes
Visa fortalecer a formação pedagógica e cultural com destinos para o Peru, Angola e República Dominicana
O Ministério da Igualdade Racial (MIR) e o Ministério da Educação (MEC) anunciaram o novo edital para o "Programa Caminhos Africanos 2025", que inclui intercâmbios para professores e estudantes com destinos para o Peru, Angola e República Dominicana.
O programa tem a parceria da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e visa promover a troca cultural e o aprimoramento pedagógico.
As inscrições para o intercâmbio ao Peru estão abertas até 30 de janeiro de 2025, enquanto as inscrições para Angola e República Dominicana vão até 27 de fevereiro de 2025.
No intercâmbio para o Peru, 50 professores da educação básica de escolas públicas brasileiras, que se autodeclaram negros ou quilombolas, serão selecionados para participar de atividades formativas com a Universidad Nacional Mayor de San Marcos em Lima.
Para os destinos de Angola e República Dominicana, 50 estudantes de cursos de licenciatura, que se autodeclaram negros, pardos ou quilombolas, terão a oportunidade de viver uma experiência acadêmica e cultural.
O intercâmbio em Angola será em parceria com a Universidade Agostinho Neto e a República Dominicana com a FLACSO.
As inscrições podem ser realizadas através do portal do Capes, por meio do formulário de inscrição online e da apresentação dos documentos solicitados no edital.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp