Programa Alfabetizar pra Valer: é divulgado resultado da segunda etapa da seleção de bolsistas
Ao todo, 70 municípios fazem parte do programa

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio da Assessoria de Colaboração e Assistência aos Municípios (Ascam), divulga o resultado da segunda etapa da seleção para bolsistas de extensão tecnológica do Programa Alfabetizar pra Valer.
Para ter acesso ao resultado o candidato deve procurar os canais de comunicação das secretarias municipais de educação de alocação da vaga para a qual se inscreveu.
Para os candidatos às vagas nas diretorias regionais de educação, o resultado está disponível no site da Secretaria de Estado da Educação do Esporte e da Cultura, podendo ser conferido no link: clicando aqui.
Ao todo, 70 municípios pactuaram adesão ao Programa Alfabetizar pra Valer. Mas, nessa versão do processo, estão contempladas somente as vagas destinadas aos 53 municípios que, além de pactuados com o programa, concordaram com a retomada do Processo Seletivo no cenário de suspensão das atividades escolares presenciais. Os demais 17 municípios pactuados com o Programa e que não concordaram em retomar a seleção no atual contexto realizarão a seleção posteriormente.
Foram disponibilizadas 53 vagas para a função Coordenador Municipal (Nível II) e 136 vagas para a função Formador (Nível III).
Próximas etapas
De 13 a 14 de outubro será o período para interposição de recursos da segunda etapa. Em 19 de outubro haverá a divulgação da classificação da segunda etapa; e no dia 23, a divulgação do Resultado Final e Convocação dos Bolsistas, por meio do site da Seduc (www.seduc.se.gov.br).
Para fins da seleção, os bolsistas de Extensão Tecnológica de Nível II atuarão como coordenadores municipais do Prograna Alfabetizar pra Valer, com remuneração de R$ 1.000,00, e os bolsistas de Extensão Tecnológica de Nível III atuarão como formadores nas redes municipais e/ou estadual, e serão remunerados com o valor de R$ 600,00.
Requisitos
Os candidatos à vaga de Coordenador Municipal devem ser profissionais, inclusive servidores públicos, com titulação mínima de graduação nas áreas de educação para execução de atividades de planejamento, avaliação, acompanhamento e execução dos objetivos e metas para realização de estudos e reflexão continuada de cada um dos eixos do Programa Alfabetizar pra Valer, sobre os conteúdos e estratégias formativas e supervisão e organização da estratégia de formação dirigida às equipes municipais.
Já para a função de formador, os candidatos deverão ser profissionais, inclusive servidores públicos, que atuarão na capacitação contínua de professores quanto às metodologias empregadas no Programa Alfabetizar pra Valer e acompanhamento e avaliação da execução do programa.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Tiradentes Innovation promoveu uma discussão sobre o futuro da educação no Brasil

Direto de Brasília 11/07/25

Cresce número de mulheres que são mães solos e cuidam dos filhos sozinhas sem o apoio do pai

Com a temperatura mais baixa, a tendência é de que as pessoas usem mais o chuveiro elétrico
