Professores da Rede Estadual e das Redes Municipais de Sergipe realizam contra Reforma Administrativa
Nesta quinta-feira (30), a partir das 8h da manhã, professores da Rede Estadual e das Redes Municipais de Sergipe realizaram uma paralisação em frente à Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).
Organizado pelo com o Sindicato dos trabalhadores em Educação Básica do Estado de Sergipe (Sintese), o ato foi instigado pelo anúncio de uma Reforma Administrativa e na luta em defesa do Serviço Público.
A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 38/2025, conhecida como PEC da Reforma Administrativa, foi protocolada recentemente na Câmara dos Deputados com o apoio de três parlamentares sergipanos: Rodrigo Valadares (PL), Thiago de Joaldo (PP) e Yandra Maura (PL).
A proposta retoma o debate sobre mudanças estruturais no funcionalismo público brasileiro, com foco na revisão de regras de contratação, estabilidade e progressão de servidores das esferas federal, estadual e municipal.
Segundo os defensores da medida, a reforma busca modernizar o Estado e tornar a gestão pública mais eficiente. No entanto, entidades sindicais e representantes de categorias, especialmente da área da educação, têm manifestado preocupação com possíveis perdas de direitos e aumento da precarização das relações de trabalho no serviço público. A PEC ainda passará por análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) antes de seguir para votação no plenário.
O presidente do Sindicato SINTESE, professor Roberto Silva, afirma que “a reforma irá destruir direitos históricos dos professores e demais servidores públicos, além de destruir o próprio serviço público, trazendo severos danos ao povo brasileiro”.
O professorado aguarda os posicionamentos do Governo do Estado, das prefeituras dos municípios de Sergipe e dos Deputados Estaduais.
O professorado aguarda os posicionamentos do Governo do Estado, das prefeituras dos municípios de Sergipe e dos Deputados Estaduais.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
Trabalhador rural morre no município de Itabaianinha
Saiba como emitir a certidão de quitação eleitoral de forma rápida e segura sem sair de casa
Repórter Cinematográfico Miro Ribeiro, recebe a maior honraria da Polícia Militar
Paralisação dos professores das redes estadual e municipal contra a Reforma Administrativa