Procon fiscaliza estabelecimentos denunciados por aumento injustificado de preços
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), mantém intensificadas, desde o início da semana, as fiscalizações em farmácias e outros estabelecimentos que comercializam produtos utilizados para a prevenção contra o coronavírus (covid-19). Os principais itens observados são máscaras, luvas descartáveis e álcool em gel.
Realizadas pelo Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), essas fiscalizações têm como principal objetivo apurar as denúncias recebidas pelo órgão, por meio dos canais de atendimento. A ação visa coibir práticas abusivas, como o aumento injustificado do preço desses produtos. Somente nesta quinta-feira (19), foram visitados 29 estabelecimentos.
De acordo com o coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes, já existe um entendimento, entre os órgãos de Defesa e Proteção do Consumidor, de que caso seja verificada uma elevação superior a 20% do valor desses produtos, estaria constituído um crime contra a relação de consumo.
"A equipe de fiscalização está solicitando toda a documentação, como fluxo de venda e resumo do caixa, do período anterior e posterior à chegada do coronavírus em Aracaju, para que essa análise possa ser feita", explica o coordenador.
Caso seja verificada a elevação injustificada, serão tomadas todas as medidas legais e cabíveis, entre elas a instauração de um processo administrativo contra o estabelecimento, com posterior aplicação de multa pecuniária, para aqueles que descumprirem o que está previsto na lei.
O coordenador do órgão reforça que é fundamental, diante de uma prática abusiva, que o consumidor realize a denúncia. "Pedimos a colaboração do consumidor, para que faça a denúncia. É importante também que, se possível, seja feito um registro fotográfico e que seja indicado o endereço do estabelecimento. Isso vai deixar a denúncia mais concreta. Prezamos muito por essa parceria com os consumidores", considera Igor Lopes.
Canais de atendimento
Os consumidores podem esclarecer dúvidas e realizar denúncias por meio dos canais de comunicação disponibilizados pelo órgão. O SAC 151 e o telefone 79 3179 6040 funcionam em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A denúncia também pode ser efetivada através do e-mail [email protected], no qual o consumidor poderá anexar fotos ou documentos.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos
128 anos da Jucese são comemorados com tempo recorde na abertura de empresas
CEC-SE faz entrega do diploma cultural Epifânio Dória a personalidades e coletivos
Hoje, aconteceu o lançamento oficial do campeonato sergipano 2026
Exposição "Fera ferida fere" está em cartaz até o dia dez de novembro
Alese abre espaço para discussão sobre os impactos da redução da vazão do rio São Francisco
Mais acessadas
Dois homens são presos por tráfico de drogas no município sergipano de Monte Alegre
Hemose realiza mais uma edição do Sabadão Solidário neste sábado (7)
Hospital de Cirurgia realiza mutirão de cirurgias neste sábado em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul
Pré-Caju 2025 inicia entrega de abadás e camisas do Camarote Aju no dia 13 de novembro
Secretaria de Estado da Saúde realiza o "Dia D" contra a dengue em todo o estado
Mais notícias
-
9 horas, 5 minutos Hospital de Cirurgia realiza mutirão de cirurgias neste sábado em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul
-
10 horas, 53 minutos Governador sanciona lei que reajusta benefícios dos profissionais do Samu em Sergipe
-
12 horas, 2 minutos Secretaria de Estado da Saúde realiza o "Dia D" contra a dengue em todo o estado