Primeiro ciclo de combate à dengue será encerrado hoje na Farolândia

Uma equipe formada por 250 agentes de endemias, 30 agentes comunitários e 95 agentes da Emurb e Emsurb iniciou hoje pela manhã, dia 20, no bairro Farolândia mais uma força-tarefa que tem como objetivo combater o mosquito transmissor da dengue. O objetivo é eliminar possíveis focos da doença e esclarecer a população sobre as formas de prevenir a presença do Aedes Aegypti.
O reforço das ações de campo de eliminação de larvas do mosquito transmissor da dengue e a limpeza dos bairros fazem parte da Campanha de Intensificação de Combate à Dengue da PMA. Esse plano foi lançado pela Prefeitura de Aracaju no dia 06 deste mês e hoje (20) encerra o primeiro ciclo.
"Estamos acompanhando e monitorando as ações de campo e conversando com agentes de endemias para que todos possam redobrar as atenções durante as vistorias das casas e conscientizar os moradores a não deixar reservatórios e larvas de mosquito.
A situação em Aracaju é de alerta, estamos entrando em um momento crítico com a chegada das chuvas de verão. Mas, juntos e determinados, podemos vencer essa briga contra o mosquito", disse o secretário municipal da Saúde, Marcos Ramos. Na campanha de intensificação, a SMS colocou nas ruas um total 740 agentes comunitários que têm como meta visitar 74 mil imóveis, uma média de visitação de 10 casas por dia.
A EMURB está presente nesta campanha com 75 funcionários, divididos em cinco equipes, com 15 homens cada. Esse grupo está viabilizando a limpeza dos bairros, direcionada ao problema da dengue. Já a EMURB conta com 20 homens para fiscalização as casas abandonadas e notificar aos donos dos terrenos e
casas.
LIRA
Com o encerramento desse ciclo de trabalho, a PMA inicia no período de dois a seis de março, o novo Levantamento de Índice Rápido (LIRA). Enquanto acontece o LIRA, os agentes comunitários e de endemias estarão realizando a rotina de visitações de residências. "Com um novo diagnóstico de índice de larvas do mosquito, a PMA vai montar as ações do novo ciclo de trabalho nos bairros de Aracaju e direcionar a agenda da Força Tarefa,", conta o secretário Municipal de Saúde, Marcos Ramos.
Segundo a coordenadora do PMCD, Taise Cavalcante, a rotina das ações de controle da dengue em Aracaju segue as diretrizes do Ministério da Saúde, agregada a uma campanha de intensificação local. "Na rotina temos de percorrer cada bairro da cidade, no intervalo de dois meses. Assim, durante o ano, realizamos seis ciclos de trabalho", explica.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Mais vídeos

Moradores de Propriá reivindicam instalação de redutores de velocidade em rua

Vazamento de água na rua São Francisco de Assis no bairro Dom Luciano em Aracaju

Confira os destaques da ronda policial desta sexta-feira (09)

Missa em ação de graças pelo Papa Leão XIV é realizada na Catedral Metropolitana de Aracaju

Lançamento da Feira do Caminhão e Festa dos Caminhoneiros em Itabaiana
Mais acessadas
Sergipe realiza Dia D de Vacinação contra Influenza neste sábado (10)
'Wine Festival' retorna ao RioMar Aracaju com vinhos internacionais e experiências exclusivas
Estácio promove mais um Trote Solidário com coleta de sangue junto com Hemose
Golpes se intensificam no Dia das Mães e Polícia Civil alerta para riscos
Polícia Militar apreende drogas dentro de imóvel abandonado em Aracaju
Mais notícias
-
49 minutos Sergipe realiza Dia D de Vacinação contra Influenza neste sábado (10)
-
1 hora, 59 minutos 'Wine Festival' retorna ao RioMar Aracaju com vinhos internacionais e experiências exclusivas
-
2 horas, 19 minutos Estácio promove mais um Trote Solidário com coleta de sangue junto com Hemose