Previsão alerta para chuvas intensas e moderadas em Sergipe até domingo (28)

Por redação Portal A8SE com informações da ASN 22/05/2023 19h10
Previsão alerta para chuvas intensas e moderadas em Sergipe até domingo (28)
Foto: João Gomes |TV Atalaia

Fortes chuvas são registradas em diversas regiões do estado desde a semana passada e devem continuar até o próximo domingo (28). A previsão é da Gerência de Meteorologia e Mudanças Climáticas.

As precipitações acontecem devido à atuação do cavado associado ao ciclone extratropical sobre o Oceano Atlântico, favorecendo a formação de áreas de instabilidade na faixa leste do Nordeste.

Fortes chuvas causam transtornos e deixam Sergipe em alerta

Ainda de acordo com a previsão, são esperadas chuvas moderadas a intensas, principalmente na região do litoral e agreste sergipano, com possibilidade de o acumulado superar 50 a 100 mm. Também está em atuação a oscilação Madden-Julian, responsável por levar umidade para o Norte e Nordeste do país, favorecendo a atividade convectiva (precipitações).

Para o sertão sergipano, a previsão também é de chuva com intensidade moderada para as próximas 24h, iniciando nesta segunda-feira, 22, até as 10h da terça-feira. Diante disso, o volume de chuva deve variar entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia.

“O ciclone extratropical atuante é intenso e está alinhado diretamente com a costa leste do Nordeste do Brasil, atuando em todos os níveis da atmosfera, nos baixos, médios e altos níveis. Por isso, seu prolongamento fez com que houvesse o surgimento da atuação do cavado, favorecendo o aumento da convergência de umidade e causando maior intensidade e persistência das chuvas durante essa semana, em virtude da atuação dos sistemas de alta pressão atmosférica, causando condição de bloqueio atmosférico. Ou seja, esse ciclone não poderia se deslocar e, por essa razão, ele está alinhado diretamente para o Nordeste, causando precipitações e acumulados expressivos de chuvas em todo o estado, especialmente no Litoral e Agreste”, explica a meteorologista da Semac, Wanda Tathyana de Castro Silva

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp