Presidente pede a prefeitos para melhorar vida dos mais pobres

O presidente frisou que a idéia do Governo Federal é pactuar com Estados e municípios e que o papel dos novos governantes diante dos efeitos da crise financeira internacional é dar maior agilidade para que as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) sejam concluídas.

30/09/2015 19h03
Presidente pede a prefeitos para melhorar vida dos mais pobres
A8SE

 

Lula pelo apoio dos prefeitos./ Lacerda

Cerca de 3500 municípios de todo o Brasil estão representados em Brasília (DF) durante o Encontro Nacional de Novos Prefeitos. O evento, que será encerrado nesta quarta-feira, 11, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães tem o objetivo de aproximar o Governo Federal dos novos gestores municipais e reafirmar a importância da continuidade da relação de respeito e diálogo construída nos últimos anos.
Para o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, o discurso do presidente refletiu as metas da Prefeitura de Aracaju para beneficiar especialmente a população mais pobre, através da geração de empregos, melhoria da educação e da saúde e do crescimento dos investimentos governamentais.

Lula:É preciso gerar empregos (Lacerda)


"O presidente afirmou a importância dos entes federativos unirem forças para combater a dengue e o analfabetismo, melhorar os índices escolares e dar continuidade às obras do Programa de Aceleração do Crescimento [PAC]. Ele também anunciou o aumento do repasse do Fundo de Participação dos Municípios [FPM] e a criação de programas como o Caminho da Escola, que ofertará financiamento para os prefeitos investirem em transporte escolar para crianças", lembrou Edvaldo.

O presidente frisou que a idéia do Governo Federal é pactuar com Estados e municípios e que o papel dos novos governantes diante dos efeitos da crise financeira internacional é dar maior agilidade para que as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) sejam concluídas. "Queremos que essas obras sejam agilizadas, que elas possam andar mais rápido porque, muitas vezes, a demora da licença ambiental, do projeto básico e do projeto executivo faz com que uma obra atrase um ano ou dois. É preciso que a gente trabalhe todo mundo junto", disse Lula, que classificou o atual momento vivido pelo Brasil como difícil e afirmou que é preciso gerar mais emprego e mais renda.

Ainda segundo Edvaldo Nogueira, a iniciativa do presidente Lula em reunir os prefeitos dos municípios brasileiros demonstra o compromisso do governo com a pactuação de uma política entre todos os entes federativos para ajudar o resolver os problemas brasileiros. "Esse caminho do diálogo e da aproximação é fundamental para garantir que as políticas públicas federais cheguem aos municípios com mais eficiência e eficácia. É uma iniciativa que reforça o papel estratégico das prefeituras no desenvolvimento local e colabora com a execução de parcerias entre as esferas de governo", ressaltou.
Após a abertura feita pelo presidente Lula, o prefeito Edvaldo Nogueira participou de dois painéis, junto com o vice-governador de Sergipe, Belivaldo Chagas, e dos secretários municipais de Governo, Bosco Rolemberg, e de Comunicação, Carlos Cauê. Os temas foram ‘Plano de Desenvolvimento da Educação e Mais Saúde`, tratados pelos ministros da Educação, Fernando Haddad, e da Saúde, José Gomes Temporão; e ‘Agenda Social: Bolsa Família, Mais Cultura e Territórios da Cidadania`, com os ministros do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, da Cultura, Juca Ferreira, e Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel.

 

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp
Tags: