Prefeitura passa a ofertar testes RT-PCR na UBS Santa Terezinha, na Zona de Expansão

Por PMA 23/02/2021 17h07
Prefeitura passa a ofertar testes RT-PCR na UBS Santa Terezinha, na Zona de Expansão
PMA

Para ampliar os pontos de testagem molecular (RT-PCR) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), abriu, nesta terça-feira, 23, sala para realização de testes na Unidade Básica de Saúde (UBS) Santa Terezinha, na Zona de Expansão. Até março, a SMS deve disponibilizar este serviço em mais oito UBSs da capital.

A diretora de Vigilância e Atenção à Saúde da SMS, Taise Cavalcante, explicou que a ideia da criação de salas de testagem nas Unidades é ofertar o teste RT-PCR em todas as regiões do município, evitando o deslocamento das pessoas pela cidade e também para desafogar a quantidade de pessoas nas UBS de referência em síndromes gripais.

“Estamos convivendo com a doença e precisamos continuar com todos os cuidados para que se evite pessoas adoecidas e óbitos. Desde agosto, foi implantado o TesteAju para realização de testes em assintomáticos. Em novembro, ampliamos essa coleta para nossas Unidades referências em síndrome gripal, mas tivemos que suspender por problemas no processamento nos exames”, explica.

Fluxo da UBS Santa Terezinha não será modificado
Na Unidade com sala de testagem, o atendimento rotineiro segue sem alteração. As pessoas que irão realizar o RT-PCR contarão com profissional médico e equipe de enfermagem exclusiva para esse fim.

De acordo com a gerente da Unidade Santa Terezinha, Lourdes Lima de Oliveira, a população pode realizar os testes RT-PCR, nesta unidade, de segunda a sexta feira das 7h às 18h.

“O paciente chega na Unidade, passa na recepção e vai para a sala de triagem. Sendo paciente assintomático vai aferir os sinais vitais e é encaminhado para a consulta com o enfermeiro. Quando for paciente sintomático, o técnico fará todo o procedimento com os sinais vitais, colherá o histórico do paciente, e será encaminhado para atendimento médico. Depois, vai para a sala de coleta”, orienta.

UBS exclusivas

Atualmente, a rede dispõe de quatro UBS exclusivas para síndrome gripal (Ministro Costa Cavalcante, Onésimo Pinto, Geraldo Magela e José Machado), funcionando das 7h às 19h de domingo a domingo.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal A8SE no WhatsApp